Iquique - Janeiro de 2015

Saímos de San Pedro de Atacama em direção a Calama para alugar um carro e seguir para Iquique por volta das 4 horas da tarde. No aeroporto mesmo é possível alugar um carro, no nosso caso não tinha veículo disponível mas o motorista da van muito gentilmente nos levou à cidade para procurarmos uma locadora. Como éramos 8 pessoas foram necessários 2 carros. Carros alugados e tudo certo, seguimos viagem.
Iquique fica na província de Tarapacá, no Norte do Chile, Região de Antofogasta, chamada também de 1a. Região visto que San Pedro de Atacama fica na 2a. Região.
Iquique pertenceu ao Peru até 1883 mas após ser palco da Guerra do Pacífico foi entregue ao Chile pelo Tratado de Ancón e assim a cidade ficou famosa e se tornou bastante turística e adorada pelos Chilenos.
Iquique

Como chegar em Iquique

Para ir a partir de Santiago tem voo e são 2hs30 de viagem,  de ônibus  a viagem dura 26 horas e saindo de Calama dura em torno de 6 horas.

Atravessamos o deserto em direção ao pacífico,cruzamos a cordilheira dos Andes  e dormimos em Tocopilla pois a noite havia chegado e a estrada tem bastante curva, além do mais o cenário seria mais inetressante durante o dia visto que é toda pela costa do Pacífico onde nesta região, o deserto encontra o mar. Na manhã seguinte seguimos viagem apreciando o visual da estrada. De carro são 158 km, gastamos por volta de 3 horas de viagem.

Costa do Pacífico

IQUIQUE -  site oficial

A distância de Tocopilla para Iquique é de 231 km, levamos um pouco mais de 4 horas para chegar no destino. Como saímos depois do café da manhã, chegamos em Iquique para o almoço. Importante estar com a documentação do carro em dia pois existe uma Aduana onde devemos parar para apresentar a documentação do carro e do condutor e então recebemos um documento para ser entregue na volta.

Iquique é super fácil de circular, uma avenida beira mar que interliga as ruas que acabam nas dunas. havíamos reservado o hotel Radisson pelo Booking.com  e adoramos a estadia. Ele fica logo na chegada da cidade e de certa forma não foi ruim pois estávamos de carro e além do mais era final de ano, as tarifas dos hotéis mais próximas ao centro estavam muito altas.

Hotel Radisson - Iquique

Após o chek in realizado pedimos orientação sobre como chegar no restaurante Neptuno que haviam nos indicado em Atacama, e as avaliações do Tripadvisor eram também favoráveis.
A comida maravilhosa além de uma cerveja escudo negra para comemorar a chegada.

Restaurante que fomos em Iquique.

O que fazer em Iquique:

Centro Histórico

Praça Arturo Prates que é a Praça de Armas da Cidade onde fica a Torre do Relógio que virou o postal da cidade. Em frente a torre fica o Teatro Municipal.

Torre do Relógio

Iquique
Família Carneiro em frente ao Teatro Municipal de Iquique

Praça Arturo Prates - Praça de Armas

Nesta praça existe uma alameda para pedestres chamada Paseo Balquedano que é uma rua com casas construídas entre 1880 e 1920 com estilo georgiano onde estão também o Clube Croata e o Cassino Espanhol com sua arquitetura moura.

Paseo Balquedano - Clube Croata e Clube Espanhol

Paseo Balquedano

O cassino Espanhol é também um restaurante muito agradável. O ambiente é lindo e a comida bem gostosa.

Cassino Espanhol

Hotel Cassino de Iquique

Lugar bem agradável também com comida gostosa e bebida gelada. Como era final de ano estava tendo show todo dia.  O cassino fica  na avenida principal a Arturo Prat.

Cassino de Iquique

Museu Corbeta Esmeralda

Museu Corbeta Esmeralda é uma réplica do navio de mesmo nome que afundou em 1879 numa batalha naval em Iquique. Fiquem atentos aos horários de abertura, veja no link. É possível também ir de bote até o local onde o navio afundou.
Museo Corbeta Esmeralda
Mercado Público

Fica bem pertinho do Museo Corbeta Esmeralda, caminhamos até os fundos que tem um cais onde os pescadores atracam os barcos e então ficamos observando vários leões marinhos e pelicanos aguardando víceras de peixe serem atiradas pelos pescadores.

Mercado público

Prédio da ex Aduana

Caminhamos até o prédio da ex aduana de Iquique  conhecido como Palácio Rimac, que é um monumento histórico onde já funcionou a prefeitura da cidade e atualmente abriga um museu naval. Quando fomos estava acontecedo uma exposição sobre as guerras  Chilenas. Lemos no site http://www.soychile.cl/Iquique/Policial que o prédio sofreu um grave incêndio em fevereiro de 2015.

Ex Aduana de Iquique

Exposição no prédio da ex Aduana de Iquique

Orla de Iquique

Caminhar pela orla é um programa bem legal pois tem uma calçada bem organizada com muitas opções de lazer além de apreciar uma praia no oceano pacífico.

Orla

Praia de Cavancha

Praia  Brava

Praia Brava

Orla da Praia Brava

Hotel Terrado é uma ótima opção para o almoço e para passar a tarde apreciando os pelicanos e admirando o deserto atrás da cidade e a praia de cavancha.

Restaurante do Hotel Terrado

Compras em Iquique

Mall Zofri - A maior zona Franca na América do Sul, são mais de 500 lojas vendendo tudo livre de impostos sendo que o turista tem uma cota de 500 dólares para comprar. lembrando que na Aduana de saída seu carro pode ser revistado.

Museu Humberstone

Fica a 45 km de Iquique e é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde o ano 2005. É uma cidade abandonada há uns 50 anos e onde funcionava uma salitreira. A cidade tem toda a estrutura preservada e a sensação é que estamos em um filme de faroeste. Vale a pena ir lá ver de perto esta cidade fantasma no meio do deserto.

Paraglider em Iquique

Fizemos com a equipe Puro Vuelo.
Foi muito tranquilo, a equipe é bem responsável, o preço foi $50 ( dólares) por pessoa. O vôo é lindo, além da tranquilidade pois o vento é constante a vista é divinamente maravilhosa, ter o deserto e o mar aos pés é inesquecível.

A noite de Reveillon foi bem legal, não é muito animado como o nosso mas é bastante divertido também. Eles soltam balões e o céu fica lindo.  A queima de fogos é linda e a multidão é grande. Acontece na praia de cavancha, na orla. Um palco com banda e muita gente animada.

A volta para Calama não foi pela costa mas sim pelo Deserto, queríamos apreciar a paisagem que era realmente maravilhosa.