Moscou - Junho de 2011

Dia 25
Chegamos em Moscou pontualmente as 10:40, o trem 151 Sapsan é bastante novo, extremamente rápido andando a 200 km/h tem vagão restaurante e serviços de bordo pagos, e loja de souvenir.
São 4 horas de viagem sem parada. Outros trens fazem paradas demorando um pouco mais.
A paisagem pelo caminho não oferece nada de interessante, nos não conseguimos dormir nada pois a poltrona é a 90 graus sem opção de inclinação, na verdade é desconfortável.

Trem Sapsan
A estação de chegada e a Leningradsky onde também fica a estação de metro Komsomolskaya de onde tomamos o metrô e viemos para a estação Smolenskaya próxima do nosso hotel na Avenida Novy Arbat.
Depois de um banho revigorante fomos caminhando em direção a Kremlin e como era um sábado a fila para entrar estava gigantesca então optamos por percorrer a parte externa visitando o Alexandrivsky Garden onde ficam as tumbas dos soldados desconhecidos, a famosa Praça Vermelha onde estão a tumba de Lenin, a catedral de São Basílio, a catedral Kazan, o museu de História e a galeria Gum, uma das mais chiques da cidade. A entrada para esta parte externa do Kremlin é aberta ao público.

 Catedral São Basilio

Praça Vermelha
Galeria GUN
Seguimos em direção ao Rio Moscou que fica atrás do Kremlin para apreciar a vista maravilhosa da ponte Bolshoi Moskoretsky e caminhamos até o canal mais a frente para conhecer a praça Bolotnaya onde estavam acontecendo mais casamentos, nesta praça tem uma pequena ponte que corta o canal Vodootvodny com algumas fontes formando um lindo cenário para os noivos que tradicionalmente colocam cadeados com seus nomes trancados e pendurados em armações em forma de árvores pela orla e sobre a ponte, uma cena bastante interessante para apreciar num final de tarde (8h da noite) com o sol de 3h da tarde.
Ponte sobre o Rio Moscou
Voltamos para o hotel caminhando pela avenida Arbat que tem bastante bares e restaurantes.

Dia 26
Como era domingo e o movimento é menor decidimos conhecer as belíssimas estações de metrô da cidade. As mais bonitas são: kosmenskaya( linha 1), Belorusskaya, Krasnopresnenskaya, Kievskaya, Dobryninskaya, Taganskaya (linha 5), Park Pobedy, Kievskaya, Plochad Revolyutsii (onde tem a estátua do soldado com o cachorro onde todos que passam alisam seu fucinho), Baumanskaya, Eletrozavodskaya (linha 3) e por fim a Kusnetskaya Most (linha 7).

Estação Plochad Revolyutsii
Valeu muito a pena, um bilhete de metro custa 28 rublos por pessoa e como não saímos das estações fizemos o tour completo por este valor. Deve-se prestar atenção nas estações apenas em que direção o trem esta indo e tomar bastante cuidado para não atrapalhar as pessoas tirando fotografias, tudo é muito rápido, as pessoas são bastante apressadas mesmo num domingo!
Descemos na última estação que fica bem próxima ao Teatro Bolshoi e a Galeria Treatyakov ou passagem Tretyakov, dois prédios realmente muito bonitos principalmente o do teatro que tem um belo jardim com fonte a sua frente.
Teatro Bolshoi
Casal de dançarinos
A Galeria é uma concentração somente de lojas de grife, como Dolce Gabana, Armani, etc. Esta região é uma área de muitos cafés, hotéis, como o Ararat e o Metropol e  galerias de alto padrão.
Galeria e Passagem Tetryakov
Troca de Guarda
Praça Tetralnaya
Matrioskas
Em frente ao teatro está a Praça Tratralnaya com a estátua de Karl Max que da acesso a entrada da Praça Vermelha onde, por ser domingo, estava tendo feira de sovenirs e mais adiante nos Jardins de Alexandre (Alexander Gardens) estava acontecendo a troca de guarda, assistimos e seguimos mais um pouco onde  uma orquestra se preparava para começar a tocar, nos surpreendemos quando um grupo de senhores e senhoras  muitos bem trajados deram um maravilhoso show de dança, ficamos horas apreciando esta cena fantástica.  Não sabemos se este show acontece todo domingo...
Dia 27
Fomos cedo para conseguir entrar no Kremlin sem pegar filas quilométricas e conseguimos, chegamos por volta das 10 horas (as bilheterias abrem as 9:30 e encerram as 17:00). Os ingressos são vendidos da seguinte forma:
Entrada para os jardins e  catedrais = 350 Ru por pessoa
Entrada para a Bell Tower de Ivan Grande(ingressos limitados com entrada em grupos de 2 em 2 horas, e não é vendido separado do ingresso para as catedrais)=350 Ru p/p
Entrada para o Armoury = 800 Ru p/p
Entrada para o Diamond Found =  500 Ru p/p ( é vendido dentro do Armoury Chamber)

As catedrais são lindas, vale a pena entrar em todas, sendo que fotografia e filmes são proibidos. Não conseguimos entrar na Bell Tower pois os ingressos estavam esgotados.
Catedrais do Kremlin
Kremlin
O Armoury Chamber e o Diamond Fund são imperdíveis, no Armoury estão todos os objetos pessoais, roupas, corôas, jóias, tronos, carruagens, etc das famílias dos imperadores russos e no Diamond Fund há uma coleção de jóias e perdas preciosas dos mais variados períodos da história russa. Não é permitido fotografias internas.
Terminando o tour pelo Kremlin seguimos em direção a Catedral do Cristo Redentor que fica bem próxima logo as margens do Rio Moscou. Atravessamos a passarela em frente a catedral e fomos caminhando até o canal Vodootvodny onde pagamos 500 Ru p/p para passear pelo rio apreciando a cidade por ângulos diferentes.
Catedral do Cristo Redentor
Passeio pelo rio Moscou

Dia 28
Pegamos o metrô em direção a estacão VDNKh onde fica a praça com o Monumento aos Conquistadores do Espaço e o Memorial dos Cosmonautas, pagamos 200 Ru p/p +100 Ru para fotografar, neste museu é contada toda história da exploração espacial soviética.
Memorial dos Cosmonautas

Caminhando mais um pouco chegamos ao Centro de Exposições onde as Repúblicas Independentes que faziam parte da antiga União Soviética, expõem  seus produtos tradicionais. Este parque é gigantesco, sao 2 Km de comprimento por 1 Km de largura, possui 2 linda fontes, a Friendship of Nations e a Stone Flower, além de pavilhões e museus, inclusive um avião museu e um gigantesco foguete espacial.
Friendship Nations Fountain

Dia 29
Nosso último dia em Moscou. Hoje foi mais um dia dedicado aos maravilhosos parques da cidade, começamos pelo Parque da Vitória, acesso pelo metro Parque Probedy. Uma área dedicada a homenagear e contar a história da Segunda Guerra Mundial. O Museu fica no centro do parque em um imponente prédio. A entrada custa 100 Ru p/p + 100 Ru para fotografar. Vale muito a pena principalmente pelo Hall of Glory  e várias salas que retratam cenas de batalhas.
Hall of Glory
Pegamos mais um metro em direção ao Parque Tsaritsyno cuja estacão tem o mesmo nome. Este parque é formado por lagos, sendo que no principal há uma fonte onde pudemos apreciar a paisagem ouvindo musicas instrumentais. Há ainda um lindo Palácio com pontes, jardins e bosque que era a residência de verão de Catarina II.
Tsaritsyno Palace

Agora estamos nos preparando para realmente começar a aventura rumo ao desconhecido: A Transiberiana, hoje às 22:45 pegaremos o trem rumo a Ekaterinburgo onde chegaremos dia 1 por volta das 4 da manhã.





Location:Moscou