Irkutsk - Julho 2011

Depois de 52 horas de viagem, chegamos por volta das 8 da noite em Ikutsk. São 12 horas a mais em relação ao Brasil. A viagem foi maravilhosa, tivemos mais privacidade e as atendentes de bordo Maria e Natacha, foram extremamente simpáticas, agradáveis e prestativas, não falavam nenhuma palavra em Inglês mas nos entendiamos muito bem com um pouco de russo que sabíamos e com gestos.
Vagão 1a. classe
Nos hospedamos no Hostal Irkutsk, bem localizado - Zhukovskogo street, 21 - e limpo. Mesmo sendo hostal possui quartos privativos com banheiro. A recepcionista fala inglês e tem internet wi-fi, lavanderia e secadora funcionando 24 horas.

Dia 4
Estamos nos preparando para uma aventura no lago Baikal, sairemos amanhã as 10h para um treckking por 3 dias ao redor do lago, assim que voltarmos daremos mais noticias.

Dia 5
Sobrevivemos a um desafio Russo.
Conforme combinado com a empresa (Baikal-Adventure) http://www.baikal-adventure.com/art.php?id=4  que contratamos, às 10h em ponto o guia nos buscou no hotel e seguimos de carro direto para a vila Bolshoe Goloustone às margens do lago, onde chegamos após 1 hora e começamos a caminhada. O tempo estava nublado mas sem previsão de chuva. O treckking que seria de 3 dias teve de ser reduzido para 2 por causa da chuva, tendo sido o terceiro dia feito de barco. As mudanças repentinas do clima são muito comuns nesta região.
O cenário mesmo com muita chuva, vento e frio é maravilhoso. A água é cristalina e muito gelada.
Lago Baikal
Neste primeiro dia caminhamos por 15 km com subidas e descidas, mas nada muito difícil. No meio do percurso encontramos outro guia com 2 Dinamarqueses que se juntaram a nós, formando um só grupo,  foi quando paramos para almoçar. O nosso guia, Christian juntamente com o guia do outro grupo, Victor, eram também os cozinheiros, muito bons por sinal. Eles prepararam a famosa "bolshi", uma sopa feita com repolho, batata, cebola, carne e temperos,  em local próprio para fazer fogueira sem riscos.
Primeira parada - almoço
Após este delicioso almoço seguimos caminho para o local de pernoite. Chegamos por volta das 6 da tarde, o dia, apesar de nublado, ainda estava bastante claro. A fogueira foi acesa para o preparo do jantar, foi servida uma salada como entrada e a seguir um arroz típico com carne, uma espécie de risoto.
Segunda parada - jantar
Depois de armar as tendas fomos descansar da longa caminhada. Saco de dormir quentinho quando de repente... chuva e vento no "telhado" não era o esperado.
Para nossa tristeza a chuva durou a noite toda.

Dia 6
Acordamos por volta das 9h com muita chuva e vento, e após o café da manhã levantamos acampamento  iniciando o segundo dia de caminhada em direção à vila Bolshie Koty, cerca de 15 km com pequenas paradas para descanso. Este percurso foi bastante difícil pois o grau de dificuldade é elevado e estávamos com roupas e sapatos exarcadas, o que aumentava o peso, visto que, cada qual carregava sua mochila com os seus pertences mais saco de dormir e parte da comida.
Treckking
Parada para descanso
Chegamos 6h da tarde na vila. O plano inicial era montar acampamento novamente e dormir na barraca, mas devido a situação inesperada nosso guia providenciou uma Guest House bastante agradável, que possuía até sauna no estilo Russo, o que foi muito revigorante. Jantamos e fomos dormir.

Dia 7
Após o café da manhã, com o tempo ainda nublado e frio mas sem chuva, tomamos o barco rumo a Litsvianka, uma agradável vila onde assistimos um show de focas típicas do Baikal, conhecemos o artesanato siberiano e pudemos saborear o delicioso Omul defumado artesanalmente. O motorista da empresa veio nos buscar e seguimos de volta para Irkutsk onde passamos o restante do dia conhecendo a cidade.
Omul defumado
Irkutsk é uma cidade com cerca de 700 mil habitantes cortada pelo rio Angara que desemboca no lago Baikal. Não conserva mais as características de uma cidade siberiana, lá ainda pode-se observar nas ruas secundárias as famosas casas de madeira com portas e janelas finamente entalhadas. A principal rua é a Karla Martksa onde concentram-se lojas, cafés, restaurantes, bancos, etc.
Irkutsk

Tiramos fotos destes cartazes, é mais uma opção de roteiro pelo lago Baikal.