Yekaterinburgo - Julho de 2011

Dia 1
Tivemos um pouco de dificuldade na estação de Moscou para identificar o nosso destino e plataforma no painel eletrônico, somente depois que identificamos o horário e o número do trem é que percebemos que a cidade que aparece no painel é o destino final do trem, Yekaterinburgo é uma parada pelo caminho e a plataforma só apareceu por volta de meia hora antes do trem partir, ficamos meio agoniados mas perguntando aqui e ali conseguimos achar.

Chegamos na região dos Urais, em relação a Moscou são + 2 horas, ao Brasil são +9h.
O trem chegou as 4 da manhã, hora local,  a viagem foi tranquila, melhor do que esperávamos. Viajamos num vagão de 2a. classe e como o quarto é para 4 pessoas estávamos ansiosos para saber como seriam nosso companheiros de viagem, de início somente nós embarcamos mas logo na primeira parada entrou uma Russa, achamos que por ser tímida ou por não falar inglês, entrou muda e saiu calada.
Vagão do trem
Chegamos ao nosso hotel que foi reservado com antecedência, Chekov Hotel, muito bom e bem localizado, a recepcionista Tatiana muito educadamente nos recebeu dizendo que já estava a nossa espera.
Depois do café da manhã contratamos um táxi  com a ajuda de Tatiana,  para ir até a fronteira da Europa com a Ásia pois fica a 17 km da cidade,  e onde também noivos comemoram a união.
Fronteira Europa-Ásia

Em seguida fomos ao local onde os Romanov foram enterrados e que virou um centro de peregrinação dos fiéis da igreja ortodoxa, inclusive Nicolau II foi elevado a categoria de santo.
Local onde a família Romanov foi enterrada.
Um dos santuários da família Romanov
Pedimos ao motorista do táxi que nos deixasse em frente a catedral do sangue derramado, de lá caminhamos seguindo a marcação do roteiro turístico que é uma linha vermelha pelas calçadas unindo os principais pontos. A cidade é bem maior e mais bonita do que esperávamos.
Catedral do sangue derramado
Lago
Dia 2
Tomamos o trem por volta do meio dia em direção a Irkutsk, desta vez num vagão de 1a. classe pois a viagem dura 52 horas com diversas paradas pelo caminho quando é possível descer para comprar água ou comida em diversos quiosques ou com vendedores que já ficam preparados com suas mercadorias para oferecer aos passageiros. Algumas paradas são muito rápidas, o que torna fundamental ficar por perto e de olho no trem.
Trem 064