China - Julho 2011

Após 32 horas de viagem das quais 4 parados na fronteira de saída da Mongólia e mais 6 na fronteira de entrada na China, sendo que nesta última acontece a troca das rodas do trem por causa dos trilhos diferentes na China.
Muito cansativo este trecho da viagem.

Pequim - 17 a 21 de julho
Chegamos por volta do meio dia em Pequim, tomamos um táxi e fomos para o Forbidden City Hotel, muito bem localizado, na Dajie Nanheyan, n° 5, Distrito de Dongchen, (Dajie significa Rua, está em todas as placas antes do nome) fica próximo ao portão de acesso à Cidade Proibida e ao famoso Night Market. Após um banho necessário fomos caminhar pelas ruas próximas até encontrar um banco para trocar dinheiro, precisávamos de Yuan! 1 Euro = 9 Yuans. Existem vários bancos por perto e uma rua chamada Wangfujing onde estão várias galerias e lojas de marcas famosas além de muitos restaurantes inclusive o Quanjude Roast Duck, fica na Shuaifuyuan Hutong, uma transversal da Wangfujing, lá nos deliciamos com o famoso pato laqueado de Pequim.
Depois de caminharmos resolvemos conhecer o famoso Night Market. Reparamos que existem dois deste mercados, o mais antigo e mais cheio por ser mais famoso fica também na Wangfujing, o portão de entrada fica um pouco recuado mas é fácil, logo percebe-se que há algo ali. Entramos e nos deparamos com os exóticos espetos de escorpião sendo admirados por diversos turistas como nós, todos tomando coragem para experimentar. E assim fizemos, experimentamos o nosso! Por ser frito e ficar bem crocante o gosto é bom, foi aprovado! Além de escorpião há diversos outras iguarias no espeto como gafanhoto, grilo, baratinhas, besouros, cavalos marinhos, estrelas do mar, cobras, frutas, frutos do mar, etc. e  comidas em porções como buchada, tofu frito, passarinhos frito, etc.  Caminhamos mercado a dentro e em cada box uma surpresa. Experimentamos também os famosos dumplins que são bolinhos com recheios de vários tipos, também aprovados!
Night market 
Voltando para o hotel passamos no outro Night Market que ocupa metade de uma transversal da Wangfujing que estava também lotado e diferente da anterior que tem também lojas de souvenirs,  este serve apenas as exóticas comidas.
No dia seguinte fomos conhecer a Cidade Proibida que lá é chamada de Palace Museum. O ingresso custa 60 Yuans por pessoa e é aconselhável comprar um mapa que é vendido a parte por vendedores ambulantes e custa 5 Yuans.  A multidão era de impressionar, só tínhamos visto tanta gente reunida em um único lugar no farol da Barra  no carnaval de Salvador, apesar disso é tudo bem organizado, a compra do ingresso é  rápida, a entrada flui bem e lá dentro a visita aos diversos palácios, jardins e museus é bastante concorrida mas sem tumultuo e a única dificuldade é conseguir fotografias sem multidão ao fundo e aos lados. As diversas salas de trono, que são belíssimas, ficam fechadas ao público restando apenas uma porta para admirar e fotografar, onde a disputa é grande.
Cidade Proibida
Chegamos ao palácio as 9 da manhã e só conseguimos terminar o tour completo às 4 da tarde. Há dois setores individuais dentro da cidade cujo ingresso é vendido a parte na entrada de cada um, o Galery of Treasures e o Galery of Clocks and Watches, o ingresso custa 10 yuans por pessoas para cada galeria. Estas salas ficam próximos e na entrada do Treasure fica o gigantesco painel dos 9 dragões.
Painel dos 9 Dragões
Galery of Clocks and Watches
Deve-se ficar atendo pois estas salas encerram as visitas as 16 horas. Vale a pena visitar ambas! Para ganhar tempo e conseguir ver o máximo de coisas na cidade o ideal é seguir a numeração do mapa pelo centro e voltar pela lateral direita pois há vários pavilhões com exposições interessantes. Todo o lado esquerdo é fechado a visitação. Há várias lanchonetes e lojinhas de souvenirs lá dentro.
Saindo da cidade pelo mesmo portão seguimos em frente até a praça Tianamen. Depois os acontecimentos de 1988 a praça foi cercada por grades e há apenas 4 acessos controlados pela polícia com detector de metais e raio x.
Praça Tianamen
Nesta praça fica o Mausoléu de Mao que é aberto ao público em dias programados. Como neste dia estava fechado seguimos em frente para as portas de acesso à Old Beijing, um bairro antigo com muitos restaurantes, mercados de rua com lojas de produtos tradicionais da medicina chinesa e lojas de souvenirs.
Old Beijing
No dia seguinte fomos conhecer a Grande Muralha!!! Contratamos o tour no hotel, custou 270 Yuans por pessoa. O tour guiado sai 7:20 da manhã e retorna as 5 da tarde, inclui café da manhã no hotel e almoço em restaurante na vila ao pé da muralha. Existe também a opção de contratar um táxi para ir e voltar por um bom preço sem ficar preso a horários das agências.
A Grande Muralha não é uma estrutura única, são pedaços que restaram, alguns reformados para visitação e outros fechados por não terem sido restaurados e oferecerem risco. Existem 3 principais setores para visitação nas proximidades de Pequim. Badaling, o mais próximo e famoso, Mutianyu, e Simatai o mais distante. Optamos Mutianyu por não ser tão distante e não ter tanta gente quanto Badaling que nesta época é super lotado.
Grande Muralha 
O ideal é chegar o mais cedo possível pois, além do calor, mesmo com o tempo nublado como estava neste dia, é necessário grande esforço físico para as diversas subidas e decidas pois a muralha serpenteia por íngremes montanhas, é realmente fantástico! E também chegando cedo é possível percorrer mais setores antes que a multidão chegue, o que acontece mais tarde mesmo nas partes mais distantes da muralha.
A subida é feita de teleférico e custa 65 Yuans por pessoa, o acesso que está incluído no tour é apenas o da zona histórica. A descida pode ser feita pelo teleférico ou de forma mais emocionante que foi a escolhida por nós, de tobogã!!! Uma aventura e tanto!! Guarde o ingresso do teleférico pois este dá direito a qualquer uma das opções de descida.
No outro dia fomos ao Palácio de Verão. Fica bastante distante do centro mas o táxi em Pequim é super barato. Pagamos 120 Yuans para ir e voltar. A entrada custa 60 Yuans por pessoas com mapa. O palácio na verdade é um complexo como se fosse uma cidade com bosque, um imenso lago com ilhas e diversos palácios e pavilhões.
Summer Palace
Os pontos mais interessantes dos que conseguimos percorrer foram: o longo corredor, torre da fragrância de Buda, o barco de mármore e a ponte do 17 arcos. A entrada principal é a leste. Do barco de mármore compramos por 10 Yuans por pessoa o ticket para atravessar o lago de barco atá a ponte dos 17 arcos. Esta travessia vale a pena pois é possível ver grande parte do complexo. Existe também a opção de alugar pedalinhos para passeios individuais ou em grupos. Há lojas de souvenirs e lanchonetes no complexo.
Ponte dos 17 arcos
Reserve um dia para as compras em Pequim! Há vários mercados pela cidade onde tudo é vendido, desde marcas locais até as famosas Gucci, Loius Vuitton, etc, mas é preciso muito cuidado com a qualidade do produto pois há de falsificações grosseiras até as de realmente muito boa qualidade. O segredo em qualquer compra na China, seja nestes mercados ou nos mercados de souvenirs, é negociar muito!!! Quando o preço inicial for dado independente do valor diga que está caro que o vendedor lhe entrega a calculadora para que você digite o preço que quer pagar pelo produto, e assim você acaba levando 5 unidades pelo preço de um, portanto se quiser realmente comprar não tenha pressa. Fomos ao Yashow Market na Salintum Beijie, todo taxista conhece mas por garantia peça a alguém do hotel para escrever o nome e endereço em chinês. A corrida custou 35 Yuans.

No dia 21 tomamos um voo para Xian, o aeroporto de Pequim fica distante do centro, cerca de 1 hora e o táxi custa 150 Yuans, fique atento ao horário do voo pois a depender do trânsito é necessário sair com muita antecedência.

Dicas em Pequim:

Pequim é uma cidade muito bem servida de táxi, o peço é bem barato portanto não aceite ofertas de transportes alternativos que são bem mais caros.

Caso tenha problemas respiratórios ou alérgicos, leve seus medicamentos pois Pequim é uma cidade extremamente poluída coberta por uma nuvem cinza que muitas vezes impede que os prédios mais altos sejam vistos, mesmo os mais próximos.

Pedir a algum funcionário do seu hotel para escrever em chinês o nome e endereço do hotel e do local onde queira ir pois os taxistas não falam nem leem inglês e muitas vezes se recusam a pegar o passageiro por esta limitação, por isso não estranhe se um táxi vazio não parar.

Cuidado com estranhos oferecendo serviços de guia e passeios, o ideal é contratar em agências de turismo que estão presentes em todos os hotéis.

Os hotéis aconselham a não pegar sob nenhuma hipótese motorbyke táxi, eles lhe oferecem tour por pontos turísticos passando pelos famosos Hutongs (bairros antigos) e lhe deixar no seu destino, só que na realidade eles param em qualquer esquina dizendo que seu destino está bem próximo, que siga caminhando pois ele não tem permissão para parar naquela rua, só que na verdade ele lhe deixará em qualquer local distante do seu destino e você acabará tendo que pegar um táxi.

Não estranhe o interesse dos chineses em tentar lhe ajudar, principalmente se você estiver tentando se localizar através de um mapa, na verdade o interesse maior é em praticar inglês com o turista, só que na maioria das vezes a ajuda é inútil pois eles sabem poucas palavras e acabam tomando seu tempo. Se for pedir ajuda opte pelos jovens, a possibilidade de acerto é maior.

Xian - 21 a 23 de julho
O voo da Air China de Pequim para Xian no dia 21 às 7:30h tinha previsão de chegada às 9:30h o que só ocorreu as 11:30h por atraso na decolagem. O aeroporto de Xian também fica distante do centro, o táxi custa 150 Yuans.
Chegamos à Guest House por volta das 13:30h, fizemos o chek-in, almoçamos e fomos conhecer alguns pontos turísticos próximos ao hotel que fica muito bem localizado, dentro dos muros da antiga cidade, próximo ao portão sul, a torre do tambor, do sino (40 Yuans por pessoa o ticket para as duas torres) templo dos 8 imortais e do bairro muçulmano com o famoso mercado e a Grande Mesquita.
Torre do Sino
Xian é uma cidade muito grande o que nos surpreendeu. Apesar disso dá para conhecer os principais pontos turísticos a pé pois a maioria fica no centro, dentro dos muros da velha cidade, com pequenas exceções como a Pagoda do Grande Ganso, Pagoda do Pequeno Ganso e Museu de História de Shaanxi que ficam fora dos muros e os Guerreiros de Terracota que ficam a cerca de 28 km da cidade.
No próprio hotel contratamos um tour para conhecer uma das maravilhas da arquelogia do século XX, os Guerreiros de Terracota, um exército de guerreiros, cavalos e carruagens em tamanho natural que guardam o túmulo do imperador Qin Shi Huangdi que se acredita estar numa colina vizinha ao complexo e que ainda está sendo escavada. Pagamos 220 Yuans por pessoa incluído o almoço. A nossa sugestão para conhecer os guerreiros é que contrate um táxi para lhe levar e trazer pois assim terá mais tempo para desfrutar sem ficar preso a horários e limitações de roteiros dos guias.
O complexo é formado por 3 trincheiras e um salão de exposição. Apenas a trincheira 1 vale a pena pois é a maior com cerca de 6 mil guerreiros e que foi mais escavada até então, oferecendo portanto melhor visualização. No salão de exposição pode-se ver as carruagens de bronze em tamanho natural além de outras peças retiradas das trincheiras.
Guerreiros de Terracota
Ao final do dia voltamos para Xian e fomos caminhar pelo mercado muçulmano.
No dia seguinte pegamos o voo de volta para o Brasil.
Fim desta aventura! Até a próxima!