San Pedro de Atacama - Dezembro de 2014

A viagem foi simplesmente maravilhosa e aqui fica nossa primeira dica para quem ainda não foi. Vá!! Vá logo!!
Nossos companheiros de viagem foram nossa filha Michelle Hagge e seu marido José Lopes e os amigos Aloísio e Márcia  Carneiro com os filhos João e Pedro.



Passagens aéreas

São vendidas pela Lan Chile ou pela TAM o que dá no mesmo e pela Sky Airline. Todos os vôos vão para Calama de onde partem os transfers para San Pedro. Veja neste link dicas de compra de passagem na Sky Airlines. Passagens aéreas Sky Airlines.
Uma dica para que sai do Brasil é a seguinte: Escolha um vôo que chegue em Santiago do Chile com um intervalo bem grande de vôo  para Calama, pois quando compramos o vôo pela TAM o trecho diz São Paulo- Calama com escala em Santiago do Chile, mas o que ocorreu foi o seguinte: Chegando em Santiago tivemos que pegar toda a fila da imigração, pegar malas e fazer outro chek-in no balcão na LAN Chile e o resultado foi que perdemos o vôo... Bem o que quero deixar claro é que não adiantou reclamar, a TAM e a LAM "parecem" ser a mesma empresa mas não se preocupam com estes detalhes, então para não haver contratempo como o nosso, escolha um intervalo maior entre os vôos. Nosso vôo chegou em Santiago às 10:30h e o vôo para Calama sairia as 12:00h e não deu tempo mesmo avisando aos funcionários, ninguém se importou. Pagamos R$ 1.445,00 com taxas por pessoa o trecho São Paulo- Calama, ida 21/12/14 e volta 02/01/15.
O nosso problema foi resolvido, colocaram a gente em um vôo no final do dia mas visto que deveríamos chegar em Calama por volta das14:00h,  chegamos as 18:00h, ou seja uma tarde perdida, o que é muito para turista.

Transfer

Foi contratado pela internet com antecedência. Li em alguns posts que seria melhor pois lá teríamos dificuldade de encontrar, mas o que vimos foi muita oferta no aeroporto de Calama. Mas confesso que foi muito confortável chegar e encontrar tudo já organizado nos esperando. Contratamos a Licancabur. Fechando ida e volta o preço sai mais em conta e mesmo com esse atraso não tivemos problemas com o transfer.

Os cuidados e o que levar

Foram seguidos rigorosamente depois que lemos as dicas do blog Matraqueando. Foi fundamental para nosso bem estar, portanto leve a sério pois o clima é realmente muito árido.


Hospedagem

Ficamos hospedados em um dos poucos hotéis que achamos disponível e que estava dentro do nosso orçamento, portanto outro conselho é que reserve com antecedência.
Hostal Nuevo Amanecer não superou nossas expectativas, as fotos no site não mostram realmente como é o hotel. Está um pouco descuidado, a roupa de cama não parecia limpa, as camas não eram muito confortáveis e o banheiro deixou a desejar. Mas nada disso foi surpresa pois já haviamos lido sobre a carência de boas hospedagens por lá. Claro que existem ótimos hotéis com preços super altos para quem se dispõe a pagar. Não era nossa intenção gastar tanto em hotel pois na verdade passamos o dia fazendo os passeios, claro que um bom banho e uma cama limpinha é fundamental, portanto para quem é exigente neste assunto esolha com cuidado e infelizmente não tenho dicas para deixar aqui pois não tive tempo para conhecer outras opções de hospedagem. Seguimos as avaliações do Booking.com

Passeios

Contratamos a empresa Grado 10 e fizemos os passeios que nos interessamos como vou descrever a seguir. Apenas um passeio fizemos com a empresa Touristour, mas tivemos um problema sério por isso não vamos recomendar. Chegamos ao escritório da empresa e perguntamos sobre o tour Vale do Arco-íris, de imediato a atendente nos informou que não tinha vaga para o dia que queríamos, então lamentamos pois éramos 8 pessoas e ao ouvir este comentário a atendente logo tratou de ligar para o chefe e fechou um passeio privado para nosso grupo. Ficamos contentes com a solução e aceitamos a proposta. O que ocorreu foi que ao entrarmos na van, tinha uma moça, o motorista e o guia, até então não sabíamos quem era a tal moça, achávamos que era outra turista. Fizemos todo o tour conforme planejado, retornamos ao ponto de parada onde descemos e seguimos andando para um restaurante onde nosso amigo deu por falta da máquina fotográfica dele, correu imediatamente até ao escritório da Touristour e relatou o fato. A atendente ligou para o guia e para o motorista e ninguém viu nem ouviu falar da máquina, daí mencionamos a moça e foi quando a situação ficou complicada pois decobrimos que o guia havia levado a namorada e que a empresa não sabia disto. Concluindo, depois de muita discussão e chateações a empresa ficou de resolver o problema mas até hoje nada resolvido, ou seja houve um roubo  e a empresa não se responsabilizou. Tínhamos provas fotográficas de que a máquina estava no carro na volta para a cidade.

Quanto a Grado 10 recomendamos sim!! Os guias são bastante simpáticos, a empresa é séria e cumpre o que promete. 
Quem se interessar em fazer os passeios por conta própria, que era o que queríamos fazer mas não tínhamos certeza das possibilidades mas agora com a experiência,  podemos dizer que é possível sim, inclusive vimos muitos brasileiros de carro alugado por lá. Contratando um guia local é possível fazer todos os passeios sem problemas.


1° Dia

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Laguna Meñique

Laguna Miscanti

Percursso entre as lagunas

Café da manhã
k   Após a visita às Lagunas é servido um café da manhã com bastante chá de coca para evitar o Soroche-o mal da altitude. Na volta paramos no Povoado de Socaire onde visitamos a igreja local.
Poblado Socaire
Seguimos para o imenso salar de Atacama, uma lagoa de sal com 3 mil km² que faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos.
Salar de Atacama

Salar de Atacama

Salar de Atacama

De volta à vila fomos tomar sorvete e nos surpreendemos com os sabores exóticos da sorveteria Babalu na Rua Caracolles.

Sorveteria Babalu

    Nosso próximo compromisso foi o Tour Astronômico que havíamos reservado com antecedência por e-mail e que confirmamos e pagamos no escritório da empresa no dia que chegamos em San pedro. Vale muito a pena viver esta experiência pois o céu neste lugar é incrivelmente fantásico. Siga as orientações quanto ao agasalho pois fez muito frio quando lá estivemos. Infelizmente não temos fotografias, a lembrança inesquecível daquele céu maravilhoso ficou na memória, na escuridão nossa máquina não captou nenhuma foto. 



San Pedro de Atacama

Calle Caracolles - San Pedro de Atacama


2 ° Dia 

Manhã - Vale do Arco-íris - Povoado Rio Grande - Yerbas Buenas
Tarde - Vale da Lua e Vale da Morte

O caminho até o povoado é através de um canion e é um visual muito lindo. Poucas pessoas vivem lá e a agricultura é o sustento local. Tomamos o café da manhã e seguimos para o vale do arco-íris.

Povoado Rio Grande

Vela do Arco-íris







Yerbas Buenas

Yerbas Buenas

Yerbas Buenas


O passeio começou por volta de 8 da manhã e às 13:00h estávamos de volta á cidade onde almoçamos e fomos para o escritório da Grado 10 de onde saiu o passeio da tarde que foi para o Valle de La Luna e Valle de La Muerte. Veja a programação no site Grado 10
O visual é simplesmente perfeito e o pôr-do-sol é imperdível.


Cavernas de Sal

Cordilheira de Sal

3 Marias

Anfiteatro

Vale da Morte

Vale da Lua - caminhão da Grado 10

Vale da Lua

Vale da Lua - Por do sol

Vulcão Licancabur

A noite fomos ao restaurante El Toconar onde a comida é maravilhosa.
Deixamos aqui nossas dicas de restaurantes, todos sensacionais.

Restaurante Adobe

Restaurantes em San Pedro de Atacama - El Toconar -  Blanco - Ayllu - Delícias da Carmen

3° Dia

Salar de Tara e Monjes de La Pacana


Este tour é fantástico, mas para aqueles que queiram se aventurar por conta própria aconselhamos ter muito cuidado pois encontramos um casal que estava com o carro atolado na areia pois haviam se perdido e por sorte a mulher caminhou por horas em direção à estrada asfaltada deixando o marido no carro e por sorte foi avistada por nosso guia que os ajudou. É distante de Atacama e a rota é pelo deserto, não tem placa nenhuma. 


Monjes de La Pacana

Salar de Tara

Salar de Tara

Salar de Tara

Salar de Tara

Salar de Tara

Salar de Tara

Laguna Esmeralda
Na volta a parada na laguna Esmeralda é obrigatória, visto que na ida a coloração não é a mesma por causa do sol. O vento estava muito forte mas não atrapalhou a apreciação da beleza do lugar.

4° Dia

Manhã - Passeio de Bicicleta - Pukara de Quitor
Tarde - Lagoa Cejar e Olhos do Salar

Alugamos a bike em uma das lojinhas na cidade. Foi super divertido, é bem pertinho da cidade e não dá para cansar, muita gente vai caminhando também. 
O local é muito bonito, as subidas são um pouco cansativas, o ideal é ir bem cedo com o sol menos quente.
Pukara de Quitor

Caminho para Pukara de Quitor

Pukara de Quitor

Pukara de Quitor

Pukara de Quitor

Pukara de Quitor
A tarde fomos conhecer o que elegemos de mais bonito no Atacama, as lagunas Cejar e Tebinquinche. Apesar de a Laguna Cejar ser bastante lotada de turista, vale a pena conhecer e mergulhar nas água geladas e salgadas onde a gente não afunda. É bem legal mas não pode esquecer de levar toalha pois o banho com água corrente é preciso pois o sal gruda muito no corpo e nos cabelos. Lá no local de parada existem chuveiros e local para trocar de roupa.
No caminho de volta passamos pelo Povoado Machuca onde pode-se comer algo e comprar artesanatos locais. Também teve uma parada para fotografar os cactos gigantes do deserto. 


Laguna Cejar



Laguna Cejar

Laguna Cejar

Laguna Tebinquinche

Laguna Tebinquinche

Olhos do salar
Os Olhos do salar são interessantes, são duas crateras com profundidade desconhecida e com água no meio do deserto. Pode tomar banho e a água não é muit salgada.


5° Dia

Geysers Del Tatio e Povoado Machuca

Este tour sai muito cedinho, dá para ir cochilando no carro, mas o amanhecer é tão lindo que é melhor ficar atento. O frio é grande também. Para os mais animados o banho na terma é bem legal. Tem lugar para trocar a roupa e guardar. O café da manhã é servido lá mesmo pelas empresas de turismo.

Geyser Del tatio

Geyser Del tatio

Geyser Del tatio

Geyser Del tatio

Geyser Del tatio

Geyser Del tatio

Geyser Del tatio

Terma - Geyser Del tatio

Rio La Putana

Povoado Machuca

Povoado Machuca

Povoado Machuca

Cacto Gigante.



De Atacama alugamos um carro e fomos até Iquique, uma cidade maravilhosa onde passamos o Reveillon às margens do oceano Pacífico. Uma viagem incrível atravessando a cordilheira do Andes até o encontro do deserto com o mar. Leia tudo no próximo Post.