Lagos Andinos no Verão - Dezembro de 2013



Voamos de Salvador para Santiago do Chile no dia 25 de Dezembro de 2013 pela TAM. O vôo chegou por volta das 19 hs. Como era verão o sol ainda estava bastante quente.
Pegamos um ônibus da empresa Centropuerto que sai do aeroporto para a Estação de metrô Universidade de Santiago . A empresa Tur Bus também faz a mesma linha. No link http://www.aeropuertosantiago.cl/medios-de-transporte-desde-y-hacia-scl/buses-y-minibuses.html estão descritos os horários do transporte oficial do aeroporto de Santiago assim como as tarifas. Fica logo na saída do aeroporto, não tem como errar. Fica bem mais em conta do que um táxi. Chegando na Estação destino pegamos o metrô para a Estação Santa Lucia que fica próxima ao apart- hotel onde ficamos hospedados. Andar de metrô em Santiago do Chile é muito fácil, bem sinalizado e barato. A dica é ter em mãos um mapa do metrô e planejar o roteiro para conhecer a cidade. São poucos os lugares que é preciso ir de táxi.

Santiago do Chile




Santiago do Chile
No link http://www.viajenaviagem.com/2011/01/s. achamos pelo número. O site www.booking.com não explica isso claramente, e isso aconteceu tembém quando alugamos um apartamento em Moscou, portanto muito cuidado quando alugar uma apartamento, siga a DICA n° 1 sempre.
Santiago-taxi-metro-onibus-ou-carro-alugado/ tem muitas dicas interessantes sobre como se locomover em Santiago.

Ficamos hospedados em um apart hotel muito bem localizado, o proprietário se chama Miguel, muito gentil e educado. Fez vários mapas nos explicando como chegar a restaurantes que queríamos conhecer. Nos deixou ficar no apartamento até o horário do ônibus para Pucon, que seria a noite. Hotel - Opera Santiago- Agustinas 715, Centro Santiago - Como se trata de um apart hotel aqui vai uma dica importante para evitar transtornos na hospedagem: Principalmente se o vôo chegar tarde da noite.

DICA N° 1 - entre em contato com o locador e avise o horário de chegada pois a chave não fica na portaria do edifício.

Veja em Santiago do Chile - outra opção de hotel, quando fomos no inverno.

O apartamento é muito bom, limpo e tudo bem organizado. O proprietário bastante atencioso. Houve uma certa dificuldade para achar o edifício pois esperávamos encontrar o nome OPERA SANTIAGO em algum lugar... simplesmente não existe esta sinalização..
Como já estivemos em Santiago no inverno foi bem tranquilo refazer os percursos e sentir o clima deliciosamente fresco do verão. Faz frio??? SIMMMM faz FRIO!!!! Antes de viajar li em vários posts que diziam que era necessário levar apenas um casaquinho... passei muito frio... Nós brasileiros não estamos acostumados com o friozinho de lá nem mesmo no verão. Entre meio dia e 4 da tarde até faz calor principalmente se estiver caminhando pelo centro. Portanto vai mais uma dica:

DICA N° 2 - Leve roupa de frio mesmo no verão. Claro que gorro e luva só serão preciso se você for realmente muito friorento(a). Creio que realmente no verão não seja necessário. Se por acaso o clima mudar radicalmente é muito fácil comprar roupa de frio por lá.



Bem, para relembrar o que fazer em Santiago usei as dicas que estão nestes links a seguir. Tem muitos roteiros interessantes com uma logística maravilhosa para aproveitar bem cada dia.
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/48-horas-em-santiago-do-chile

http://www.posto7.com.br/chile.htm

http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/06/top-10-santiago-1-centro-historico.html

http://www.matraqueando.com.br/santiago-do-chile-bairro-a-bairro-1%C2%BA-dia

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/america/saiba-como-evitar-roubadas-e-aproveitar-melhor-santiago,ffd26c28ad07b310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/05/roteiro-de-3-dias-em-santiago-do-chile.html

http://www.labicicletaverde.com/

Uma observação importante é reservar o tour da Bicicleta com antecedência. Eu tinha lido sobre isto mas não me programei e realmente não consegui fazer este tour nos dias que estive lá. Quem sabe na próxima vez!
O que eu não deixaria de fazer em Santiago do Chile?

  • Tomar um sorvete de franboesa no Empório de La Rosa.


  • Caminhar pelos bairros Lastaria e Bella Vista e pelos parques da cidade, principalmete curtir a noite nos diversos bares que existem por lá! Depois siga para um almoço tipo turistão no mercado municipal.
Não tem escolha, se quiser comer a famosa centolla terá que enfrentar os 1001 garçons que vão oferecer 2001 vantagens em escolher os restaurantes deles. Pela segunda vez eu almoçei no El Galeon e não me arrependi.



Fomos a um restaurante peruano, indicado por Miguel, o dono do apartemento que nos hospedamos, se chama Aji Seco , fica pertinho do apart. Na rua Mac Iver, 366.



Vá tomar uma cerveja geladdíssima em La Pica de Clinton!! Sim, ele esteve lá e tornou o local famoso.
Fomos também ao cerro San Cristobal e Santa Lucia.
Cerro Santa Lucia
Cerro San Cristobal
Caminhamos a noite pela cidade!


De Santiago fomos para Pucon. Pegamos o ônibus na Estação de metrô Universidade de Santiago.
Comprei as passagem através de uma agência de viagem de lá pois pelo site eles não vendem para brasileiros. Neste site você escolhe a passagem e envia os dados para a agência que eles compram e envia o vaucher para você trocar um pouco antes da viagem, no guiche da estação mesmo.
http://www.ventapasajes.cl/fullpass/?id=1376927758032
Envie um e-mail em português mesmo para info@bossaturismo.cl . Fale com Mara da Silveira que necessita realizar a compra de uma passagem. Ela vai passar uma conta no Brasil para fazer o depósito do valor da passagem mais uma tarifa pelo serviço. Em seguida ela envia o voucher que deve ser imprimido para retirar a passagem no dia da viagem escolhida.
Pegamos o ônibus na estação Borja, é super fácil, você vai de metrô para estação Universidade de Santiago e já chega direto dentro da estação que o ônibus sai.

Pucon

Amamos este lugar!! Aos pés do vulcão Villa Rica que mesmo no verão fez o maior charme para se mostrar imponente e majestoso no céu azul. Veja também Pucon no Inverno.
Vulcão Villa Rica

Ficamos hospedados no hotel Vientos Del Sur.

Fantástico, recomendamos. Tem uma vista fantástica do vulcão, mas não esqueça de pedir quarto com vista para o Villa Rica! O café da manhã muito bom e funcionários bastante atenciosos, principalmente quando você precisa sair muito cedo para os passeios.

Houveram alguns contratempos e já que a intenção do blog é contar a experiência de viagem de forma que ajude outras pessoas, acho que devemos também contar os desacertos e assim vamos ganhando experiências por isso vai mais uma dica.

DICA n° 3- fique atento ao horário de chegada no seu destino de forma que coincida com o chek-in do seu hotel ou faça a reserva com um dia de antecedência a sua chegada assim poderá chegar bem cedo e aproveitar o dia.

Ou então se prepare para ficar horas pelas ruas até poder tomar um banho depois de muitas horas de viagem, O que aconteceu foi o seguinte: Nosso ônibus chegou em Pucon às 7:00 da manhã, o chek-in seria ao meio dia e o comércio só abria a partir das 10:00. Bem, as malas, como em qualquer hotel que se preze podem guardadas até o horário do chek-in, tudo bem até aí, mas fazer o que até meio dia...e era domingo também!!! Aproveitamos para fazer um tour a pé pela cidade que é uma gracinha! Apesar do dia estar nublado e fazendo muitoooo frio em pleno verão!




Tínhamos alugado um carro e lá fomos as 8h da manhã buscar o tal carro...escritório fechado...o incrível é que as cafeterias também estavam fechadas... parece que a cidade dormia e somente nós estávamos de pé! Lá pelas 9h conseguimos comer algo em uma cafeteria onde uma senhora Chilena nos ajudou ligando para o telefone celular do locador que estava no meu e-mail e foi quando combinamos o horário que poderíamos buscar o carro.

DICA n° 4- quando alugar um carro e for chegar no final de semana para retirar o veículo, atente para o horário de funcionamento da empresa. Melhor combinar para entregarem o veículo no hotel com horário estipulado.

No nosso caso o veículo teria que ser retirado na empresa que foi a Pucon Rent a Car. No final tudo deu certo apesar de apenas um funcionário estar atendendo várias pessoas que apareceram neste mesmo dia. Não podemos negar que o atendimento poderia ter sido melhor.

O clima lá é muito inconstante, e nos castigou muito em pleno verão... chuva e frio por 3 dias, somente no quarto dia o céu azul se abriu e nós estávamos de partida para o destino seguinte.

Mesmo assim é um lugar encantador, bastante aconchegante e cheio de aventuras para os corajosos! Nós nos arriscamos na escalada do dito vulcão! Foi incrível! Compramos o tour guiado na Pucón Aventura - www.puconaventura.cl na principal avenida, a Bernardo O ´Higgins, onde você pode encontrar várias outras agências de turismo que oferece diversos programas como Rafting, Canopy, Cavalgadas, Termas etc.

Escolhemos esta e recomendamos. Eles providenciam todo o equipamento necessário para a escalada, você so precisa ter fôlego e levar seu lanche reforçado e água para garantir energia suficiente para esta aventura. Pagamos pelo passeio 40 mil pesos chilenos por pessoa.

Foi fantástico! Vale realmente a pena. Como o clima muda com muita rapidez nem sempre é possível chegar próximo da cratera. A vista lá do topo é única e a sensação de ter conseguido é muito melhor!

Escalada -Vulcão Villa Rica

Voltamos bastante cansados depois de um dia inteiro entre subir e descer o Villa Rica, então fomos nos esbaldar nos diversos restaurante da cidadezinha. São tantas opções que ficou difícil escolher, mas acertamos em todos que fomos. Neste dia merecíamos um parrilhada e uma saborosa cerveja Chilena!



No dia seguinte fomos para as termas. Existem diversas opções. No hotel mesmo você pode encontrar folhetos explicativos de como chegar a cada uma delas.

Escolhemos a Los Pozones, para nós é a recomendada por ser uma terma natural. É bastante agradável,tem armários para guardar seus pertences e lugar para torcar de roupa. Você pode  permanecer lá por 3 horas visto que existem algumas recomendações para sua segurança. Pagamos 5 mil  pesos por pessoa.
Termas Los Pozanes
No restante do dia fomo ao Lago Caburgua. Aberto para visitas todos os dias de 8h as 18h, entrada CHP$ 1.500. Caminhe seguindo as placas até a Laguna Azul, a água tem um tom turquesa e transparente.Tour pela Zona
Lago Caburgua

Laguna Azul

No outro dia fomos visitar o Parque Nacional Huerquelhue e novamente, assim como no inverno, não conseguimos visitar por causa da chuva. Mas o passeio até a entrada do parque ja vale pois o trajeto é a maior parte do tempo beirando lagos, a paisagem compensa mesmo com um dia nublado. Valeu até um banho no lago para os corajosos!!  Veja mais em Pucon
Playa Negra



Lago Caburgua

A noite de ano novo foi muito legal, muitos fogos de artifício na praia da cidade mesmo, Playa Grande. As pessoas se reúnem para assistir a queima de fogos e rapidinho todos se recolhem e as ruas ficam vazias.


Nosso seguinte destino seria o Parque Nacional Huilo Huilo , seria pois não encontramos nenhum meio de transporte que nos levasse do Chile para Argentina, os carros das locadoras não tem permissão para trafegar na Argentina e não existe ônibus que faça o percurso. Tentamos devolver o carro em Panguipulli ou Puerto Fuy mas também não houve possibilidade. Somente conseguimos de uma locadora que um motorista nos levasse até Puerto Fuy mas cobraria em torno de 100 dólares por pessoa, o que estava fora do nosso orçamento. Devido a dificuldade que encontramos desistimos.Quem deseja ir até esta reserva sugiro que faça da Argentina para o Chile em direção a Pucon, ao contrário do que fizemos.
Mas mesmo assim fomos no nosso carro alugado para conhecer as 2 cidadezinhas, Lincan Ray e Panguipulli.
Quem quiser saber mais sobre a reserva acesse Huilo Huilo. E se tiver oportunidade conheça os hotéis de lá!! http://www.huilohuilo.com/en/accommodations

Lincan Ray - Lago Calafquen

Lago Panguipulli 


Bem, continuando a aventura decidimos ir para San Martin de Los Andes e deixar a reserva Huilo Huilo para uma  outra oportunidade. Aí vem um outro contra tempo... A única empresa de ônibus que faz o percurso até San Martin é a IGI LLAIMA, não esqueça este nome! O balcão de venda de passagens fica em frente a rodoviária, perguntando todos informam. O ônibus saiu 9:45 da manhã e o ticket custou 12.000 pesos por pessoa. A hora de chegada é imprevisível pois o dito cujo sempre quebra no caminho... pelo menos foi o que nos disseram e aconteceu com a gente... ficamos mas 3  horas a espera de um outro ônibus que viria de Temuco para seguir viagem, já que o nosso pifou a menos de 1 hora de Pucon.


A  viagem é o que vale a pena, o visual é perfeito mesmo da janela do ônibus. A aduana fica aos pés do vulcão Lanin. E é claro, muitas fotos até a vez de carimbar os passaportes e entrar em território Argentino.



Vulcão Lanin

San Martin de Los Andes

Encantador!!! Esta é a descrição deste lugar. Uma verdadeira cidadezinha dos Andes. Casinha de madeira, muito arborizada, fervilhando de gente bonita e muitos restaurantes legais.
Ficamos hospedados bem próximo da rodoviária, chegamos em torno das 5 da tarde, visto que nosso ônibus atrasou mais de 3 horas,  o sol ainda brilhava mas o vento frio era de doer os ossos. Andamos até nosso hotel. Cabañas Lugar Soñado, em frente ao Lago Lacar.  Solicite na sua reserva uma cabana de frente para o lago. Foi a melhor hospedagem de toda a viagem, o local é perfeito.

Vista do quarto - Cabana Lugar Soñado
Ficamos 3 dias neste paraíso. No primeiro dia fomos as compras, comidinhas para nossos pique niques que faríamos nos diversos lagos da região.
Depois de  abastecidos fomos conhecer os mirantes que ficam no caminho até o famoso Cerro Chapelco, são apenas 17 km e a estrada é ótima. Várias agências de turismo fazem o passeio. A estação é lindíssima no verão, ficamos imaginando e com muita vontade de voltar no inverno. No verão tem um tobogã super legal e a subida de teleférico é maravilhosa com vista para o vulcão Lanin,

Alugamos um carro, aliás uma empresa recomendadíssima, levou o carro no hotel conforme combinado e ficou tudo acertado que devoveríamos o carro em Bariloche. Travel Rent a Car através do site  http://www.interpatagonia.com/sanmartindelosandes/alquilerdeautos.html

No segundo dia fomos ao Parque Nacional Lanin. Não deixe de fazer este passeio. Nas agências eles vendem a visita ao parque indo de van e fazendo passeio de barco pelos lagos. Nós preferimos ir por conta própria já que iríamos fazer a travessia do Andes mais adiante. Seria muito passeio  de barco por lago em uma viagem só. E foi a melhor opção sem dúvida pois descobrimos muitos lugares que de barco seria impossível conhecer.

O caminho até o parque é em torno de 100 km- sendo 40 km até Junin de Los Andes e mais 22 km até o lago Huechulafquen e a entrada do Parque Nacional Lanin através da Rota 61. Na balcão de informações turísticas no centro da cidade, na principal avenida você consegue um mapa e todas as indicações de como chegar.

É um passeio para um dia todo, levar comida e bebida e imprescindível pois são tantos os lugares para relaxar que dá vontade de ficar lá para sempre! É tudo bem sinalizado, existem vários campings e muito lago de todas as cores para fotografar e para os mais calorentos arriscar um banho bastanteeeeee gelaaaadoooo!!! Nós conseguimos!!


De volta a San Martin fomos curtir  o pôr so sol  em nossa cabana tomando um bom vinho tinto.
Noite chegando, relógio marcando 21 horas, hora de sair para jantar. Difícil escolher um restaurante... cada um mais chamativo que o outro, são diversas opções. Doña Quela, La Tasca, Posta Criola, Ku de Los Andes, El Regional e outros.  As especialidades da região são os defumados e as carnes de cervo, javali e truta,  além de diversos bares para apreciar boas cervejas andinas.

No dia seguinte fomos conhecer as praias do Lago Lacar. Em direção ao caminho dos 7 lagos, entramos à direita e fomos até Catritre e  Quila Quina, as mais famosas da região e realmente lindas e agradáveis para relaxar. Levamos nossa toalha de praia, nossa cerveja e nosso lanche e fizemos nosso pique nique. É super comum as pessoas ficarem de roupa tomando sol, fizemos o mesmo. Algumas pessoas tomam até banho no lago, não sei como conseguem pois a água é congelante! O clima é um sonho, nada de suadeira, mas banho é melhor na nossa cabana mesmo.


Para quem vai no inverno vale a pena dar uma olhadinha neste post. Inverno em San Martin

Dia de ir em direção a Vila La Angostura pela Rota dos 7 lagos. É uma viagem realmente surpreendente, cada lago com sua cor e a depender do sol a paisagem vai mudando. É um passeio para fazer com calma, sem pressa de chegar apesar da estrada ser uma parte asfaltada e outra grande parte de ripio, é imprescindível que o carro tenha ar condicionado pois faz muita poeira.




 De lago em lago chegamos decidimos entrar em direção ao lagoTraful que não faz parte dos famosos outros 7. Também por uma estrada de ripio chegamos até a vila Traful, valeu muito fazer este percurso pois conhecemos várias vilazinhas super agradáveis, almoçamos pelo caminho, tomamos sorvete e retornamos pelo mesmo caminho em direção a Vila La Angostura.


Vila La Angostura

Lugar super tranquilo e charmoso principalmente por causa da famosa estação de esqui Cerro Bayo. Para quem ja foi no inverno vai achar super diferente no verão, o interessante é a vista do lago Nahuel Huapi. Vale a subida para apreciar o lago, as montanhas  e a cidade. Não esqueça que lá mesmo no verão faz muitoooo friiooo, vá agasalhado! Em algumas fotos aparecemos sem agasalho mas não se anime, são poucos momentos que o vento dá uma trégua.

Cerro Bayo

A principal atração da cidade é visitar ao Bosque de Arrayanes fazendo o passeio de barco pelo Lago. Além disso é curtir a Baia de Puerto Manzano. Quem quiser também pode ir para o Bosque caminhando, li em outros blogs que é um passeio muito bonito, e também que pode optar por voltar de barco.


Vila La Angostura

Vila La Angostura

San Carlos de Bariloche

Bariloche no verão só não tem neve, é linda do mesmo jeito! O lago fica perfeitamente lindo com uma cor indescritível! Ficamos hospedados no Hotel Tirol pela segunda vez! Recomendo por ter uma bela vista do lago e ser bem coladinho no centro cívico.


O frio continua agradável!
Visitamos o Cerro Catedral, é incrível imaginar aquilo tudo debaixo da neve! E mais uma vista do lago Nahuel Huapi.

Cerro Catedral

Visitar o Hotel Llao Llao e tomar o chá das 5 também é imperdível. Veja em Lagos Andinos no inverno.
Cerro Otto com seu restaurante giratório e Cerro Campanário com seu tobogã.
Cerro tronador é um passeio que ninguém pode deixar de fazer. Os lagos pelo caminho são também incríveis, cada um com uma tonalidade diferente. Fomos no nosso carro alugado, mas as agências também fazer o percurso.



Para quem vai no inverno um dos passeios noturnos mais famosos de Bariloche é o Noche Nórdica e proporciona a experiência de dirigir quadriciclos especiais por uma trilha nevada e terminar a noite brindando os bons momentos.
Mais dicas ehttp://www.tudoparaviajar.com/argentina/bariloche
Dia de fazer o famoso Cruce Andino rumo a Puerto Varas.
Os detalhes podem ser vistos no site da empresa que faz a travessia. Fizemos no inverno com parada em Peulla e desta vez fomo direto. Estações diferentes, cenários diversos. Ambos perfeitos. O frio e o vento são quase na mesma intensidade. A chegada em Puerto Varas no verão admirando o belo Vulcão Osorno a sua frente e a cor do lago Esmeralda é incrivelmente arrepilante!
O tour pode ser comprado pela internet. Desta vez compramos em Bariloche na única agência que faz o passeio que fica na Rua Mitre, principal avenida de Bariloche.

Cruce Andino

Puerto Varas

Última parada antes de voltarmos para casa. E para fechar com chave de ouro nos hospedamos em um hotel de vista para o lago e para o vulcão. O Pôr do sol é simplesmente perfeito! Hotel Bella Vista

Vulcão Osorno

O que fazer? aproveitar cada momento neste lugar encantado, começando por explorar o Vulcão Osorno de perto. Com nosso carro alugado que também foi entregue no hotel pela recomendada empresa Hunter Rent a car seguimos até a estação de esqui aos pés do vulcão. O caminho até lá é lindo, pela margen no Lago Llanquihue.


Você vai ficar morrendo de vontade, assim como nós, de se jogar nesse lago maravilhoso, até tentamos...mas bem rapidinho porque a água é muitoooo fria!!! No final do dia é alugamos caiaque e fomos curtir o lago.

Lago Llanquihue

Dentre os vários restaurantes de Puerto Varas não deixe de ir em Da Alessandro massas. Tudo é muito saboroso e bem servido. Vá também em Mi Cuba, restauramte cubano muito bom! Plaza Parrilla também vale a pena!A noite fomos ao Cassino, lugar super legal para divertir. Tem área para não fumante!!!

Outra dica é experimentar todos os sorvetes que encontrar!! Eu particularmente não trocava o de frutas vermelhas por nada!!

 Nossa dica principal é ir até Puerto Montt e comer o famoso Curanto no mercado. Mas tem que ser no restaurante da D. Amanda. Nosso segundo encontro com ela, sempre muito atenciosa. Peça um pouco de cada prato, sinta o sabor do LOCO, algo que você so encontrará nesta região. Todos os mariscos são meio esquisitospara nós mas são inesquecivelmente deliciosos!

Mercado em Puerto Montt


Visitar Frutillar e admirar as praias lotadas de gente aproveitando o calor do sol. Além de mirar os 3 vulcões: Osorno, Pontiagudo e o Calbuco.

Frutillar

E nossa aventura terminou em 13 de janeiro, dia em que entramos  no ônibus para Santiago do Chile e voamos de volta para casa! Até a próxima!!