Transmongoliana aí vamos nós!!!
Programação da viagem de trem:
Vistos para o mundo:
trilha lago Baikal:
Começamos nosso planejamento há 3 meses, estudando os locais que nos interessavam, as atrações em cada lugar, as disponibilidades dos trens de um lugar para outro e principalmente tomando como base os festejos que ocorrerão na Mongólia, nos dias 11 e 12 de julho quando é comemorado o Festival Naadan. É o feriado nacional mais popular do país que tem como eventos a luta livre mongol, a corrida de cavalos e arco-e-flecha. O tempo acaba sendo curto visto que os trechos de trem são longos, o maior entre Ekaterinburg e Irkutsk que será de quase 53 horas de viagem.
St Petersburgo para Moscou = 3 h 55 m
Moscou para Ekaterinburg = 27 h 42 m
Ekaterinburg para Irkutsk = 52 h 55 m
Irkutsk para Ulan Bator = 33 h 20 m
Ulan Bator para Pequim = 29 h 52 m
No site da empresa tem uma explicação muito boa de como ler os bilhetes visto que nos foi enviado para cada trecho uma tradução. Isso facilita bastante!
Deve-se ter atenção aos prazos pois os bilhetes só são despachados 45 dias antes do primeiro trem.
Deve-se ter atenção aos prazos pois os bilhetes só são despachados 45 dias antes do primeiro trem.
Os vistos necessários para esta viagem são apenas para Mongólia e China. Para a Rússia não é necessário desde 07 de junho de 2010 para os brasileiros que estejam em viagens de turismo ou a negócios, com permanência de até 90 dias.
Enviamos nossos passaportes como o formulário preenchido e assinado com as fotos diretamente para o endereço do consulado China em São Paulo e assim que receberam nos ligaram dizendo que não deveríamos ter enviado pelo correio e exigiram que mandássemos algum conhecido ir até lá para pegar o boleto de pagamento, pagar no banco indicado e retornar dois dias depois com o comprovante para receber o passaporte com o devido visto. Pagamos R$ 100,00 por cada visto.
Para o visto da Mongólia pedimos ao mesmo conhecido para o qual já haviamos enviado os formulários e fotos, que fosse ao consulado efetuar o pagamento, que é feito lá mesmo, no valor de R$200,00 para cada. Ambos os consulados exigem print de bilhete aéreo ou de trem para comprovar data de entrada e saída do país.
Fizemos reservas em todos os hotéis pois neste período é a alta estação de lá, os preços ficam mais caros e os hotéis mais em conta ficam escassos.