Transmongoliana - Planos de viagem - Rússia, Mongólia e China - junho e julho de 2011



Transmongoliana aí vamos nós!!! 
Programação da viagem de trem:

Vistos para o mundo:

trilha lago Baikal:

Começamos nosso planejamento há 3 meses, estudando os locais que nos interessavam, as atrações em cada lugar, as disponibilidades dos trens de um lugar para outro e principalmente tomando como base os festejos que ocorrerão na Mongólia, nos dias 11 e 12 de julho quando é comemorado o Festival Naadan. É o feriado nacional mais popular do país que tem como eventos a luta livre mongol, a corrida de cavalos e arco-e-flecha. O tempo acaba sendo curto visto que os trechos de trem são longos, o maior entre Ekaterinburg e Irkutsk que será de quase 53 horas de viagem.

St Petersburgo para Moscou = 3 h 55 m
Moscou para Ekaterinburg = 27 h 42 m
Ekaterinburg para Irkutsk = 52 h 55 m
Irkutsk para Ulan Bator = 33 h 20 m
Ulan Bator para Pequim = 29 h 52 m

Compramos as passagens através do site da empresa Real Rússia em Londres (link acima), foi super tranquilo, o atendimento é muito bom, tudo foi feito por e-mail, eles respondem rapidamente às perguntas, tiram as dúvidas, dão opções de horários e finalmente oferecem várias formas de pagamento e de entrega dos bilhetes. Nós tínhamos optado pela entrega no Brasil, mas como nosso filho Thomaz está em Londres, foi mais em conta ele ir até o escritório pagar pelos bilhetes o valor acordado pelo site e enviar para nós no Brasil. Quando o pagamento é realizado, os bilhetes são despachados da Rússia para o escritório em Londres, isso leva uns dois dias. Comprando pelo site é cobrada uma taxa  de 2,5% pelo uso do cartão de crédito que não seja do Reino Unido e também um valor de 80 libras pelo o envio para o Brasil, e ainda, o IOF de 6,38% que incide nas compras com cartão no exterior.  Thomaz pagou apenas 7 libras para nos enviar. Após 15 dias finalmente chegaram os bilhetes.
No site da empresa tem uma explicação muito boa de como ler os bilhetes visto que nos foi enviado para cada trecho uma tradução. Isso facilita bastante!
Deve-se ter atenção aos prazos pois os bilhetes só são despachados 45 dias antes do primeiro trem. 


Os vistos necessários para esta viagem são apenas para Mongólia e China. Para a Rússia não é necessário desde 07 de junho de 2010 para os brasileiros que estejam em viagens de turismo ou a negócios, com permanência de até 90 dias. 
Enviamos nossos passaportes como o formulário preenchido e assinado com as fotos diretamente para o endereço do consulado China em São Paulo e assim que receberam nos ligaram dizendo que não deveríamos ter enviado pelo correio e exigiram que mandássemos algum conhecido ir até lá para pegar o boleto de pagamento, pagar no banco indicado e retornar dois dias depois com o comprovante para receber o passaporte com o devido visto. Pagamos R$ 100,00 por cada visto. 
Para o visto da Mongólia pedimos ao mesmo conhecido para o qual já haviamos enviado os formulários e fotos, que fosse ao consulado efetuar o pagamento, que é feito lá mesmo, no valor de R$200,00 para cada. Ambos os consulados exigem print de bilhete aéreo ou de trem para comprovar data de entrada e saída do país.

Fizemos reservas em todos os hotéis pois neste período é a alta estação de lá, os preços ficam mais caros e os hotéis mais em conta ficam escassos.

Agora vamos arrumar as malas!!!!