Portugal e Espanha - Dezembro e janeiro de 2010


Viajamos por 20 dias por Portugal e Espanha, desta vez com mais 2 casais. Foi muito divertido!
Nossa aventura começou em Lisboa onde fomos recebidos no aeroporto por grandes amigos.
Eles fizeram breve tour de carro pelo centro da cidade até o nosso hotel - Pensão Residencial Portuguense - http://www.booking.com/hotel/pt/pensao-residencial-portuense - super bem localizado, atrás do Hard Rock café  que fica na avenida da Liberdade e bem próximo também da Praça dos Restauradores e da estação do metrô Rossio. Além disso é uma gracinha, bastante confortável e limpo.
Saindo do hotel  para a direita, descendo a rua Portas de Santo Antão tem diversos restaurantes. Estávamos loucos para apreciar o tão esperado bacalhau, nossos amigos nos indicaram "bacalhau a lagareira", um delicioso prato típico de bacalhau ao forno com batatas, brócolis e ervas, acompanhado por um delicioso vinho português.
Bacalhau a Lagareira

E por falar em bacalhau, na Praça dos Restauradores você pode encontar a famosa cabeça de bacalhau lá conhecida como cara de bacalhau, o que para nós brasileiros é algo inusitado.
No segundo dia fomos andar pela cidade, o centro de Lisboa é para ser conhecido a pé, é tudo perto e fácil de encontrar visto que todos os hotéis disponibilizam mapas turísticos da cidade, é só se localizar e começar a apreciar a maravilhosa arquitetura portuguesa. Neste site abaixo tem informações de transporte em Lisboa que é bastante funcional assim como os horários para cada circuito turístico.
Caminhamos bastante seguindo as indicações no mapa. Começamos experimentando a   Ginjinha do Rossio que desde 1840 até hoje é um dos estabelecimentos mais populares que fica próximo ao teatro Nacional D. Maria II, nas redondezas do hotel indicado. Depois do almoço formam-se filas pois é muito preciada como digestivo pelos Lisboetas.
Em seguida fomos visitar o castelo de São Jorge, a vista da cidade é maravilhosa. Custa 5 euros por pessoa, se estiver em grupo tem o bilhete familiar que fica bem mais em conta. Na descida passamos na Sé de Lisboa e descendo as ruas do bairro Alfama chegamos na Rua Augusta  que tem cerca de um quilômetro de extensão, passamos pelos seus famosos arcos e chegamos na Praça do Comércio as margens do Rio Tejo, uma das mais bonitas da cidade.
Arcos da Rua Augusta
Em seguida pegamos um bonde em frente aos arcos da Rua Augusta em direção ao Bairro de Belém,  que merece bastante tempo para conhecer. Fica ali a Fábrica de Pastéis "pastéis de Belém". O famoso pastel é para comer rezando e foi impossível comer menos de 3... uma loucura quando acompanhado por vinho do Porto. Cada pastel custa 1,80 euros, vem quentinho e irresistível!

Bem pertinho está o Mosteiro dos Jerônimos que foi encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia e seu nome deriva do facto de ter sido entregue à Ordem de São Jerônimo. Tem uma arquitetura muito linda! Fica aberto a visitação a partir das 10 da manhã e não abre as segundas-feiras. Paga-se em torno de 4 euros para visitar os claustros e dependências, para entrar na igreja é gratuíto.
Mosteiro dos Jerônimos
Atravessando a avenida em direção a orla do rio Tejo está a Torre de Belém, considerada pela UNESCO como Património Cultural de toda a Humanidade desde 1983, para entrar paga-se 3 euros e é gratuito aos domingos e feriados até às 2 da tarde , segunda-feira fica fechado.

Torre de Belém
Mais a frente ainda caminhando pela  orla está o Padrão dos Descobrimentos, reconstruído em 1960 em forma de uma caravela onde estão as estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos. Abre a partir das 10 horas sendo que no verão abre todos os dias e no inverno de terça a domingo. O ingresso para subir de elevador custa 2,50 euros para 1 adulto, sendo que tem pacote para família que fica mais em conta.
Padrão dos Descobrimentos
A noite fomos recebidos por Paulo a Adna em sua residência com vinhos e petiscos maravilhosos, tudo tipicamente português. Muito especial!
No dia seguinte fomos conhecer o bairro alto. Existe a opção de subir pelo Elevador do Carmo ou Santa Justa, este elevador é um dos marcos arquitetônicos mais conhecidos de Lisboa. Optamos por caminhar pelas estreitas ruas passando pelo Convento do Carmo até o Chiado para conhecer o famoso Café A Brasileira com a estátua de Fenando Pessoa na calçada. De lá tomamos o elétrico 28, é o mais famoso bonde da capital portuguesa, com sua carroceria antiga e charmosa, que passa por uma série de pontos turísticos da cidade, podendo descer quando queira. No bairro alto existem diversos restaurantes, fomos e indicamos a Casa Alcobaça, fica na rua Oliveira ao Carmo, 9. Tudo delicioso e o atedimento muito bom! Eles servem entradas típicas muito saborosas. O bacalhau a Lagareira estava incrivelmente maravilhoso!!! Para dizer a verdade comemos bacalhau todos os dias que estivemos em Portugal.
Paulo e Adna nos levaram para conhecer alguns shooping centers da cidade, todos enormes e com muitas promoções boas, O mais bonito foi o Vasco da Gama que fica no Parque das Nações, local onde se efetuou a Expo 98, onde fica também o Oceanário. Muito lindo! Fomos a noite e a iluninação estava perfeita visto que era período de Natal. Caminhar pelo parque vale a pena, tem muita coisa para ser vista. Ali bem perto tem o Cassino Lisboa, lindo e gigantesco e pode entrar sem pagar nada, somente para conhecer.
Parque das Nações
Voltando para o hotel passamos no Hard Rock Café, vale apena conhecer, como o show começaria mais tarde e estávamos cansados optamos por ir jantar, e na mesma rua encontramos um restaurante Indiano chamado Grill House, muito bom, provamos alguns pratos tipicos deliciosos.

No dia seguinte fomos pela costa do Estoril passando por Cascais chegamos até Sintra. Fomos ao Palácio de Pena e ao Castelo dos Mouros, ambos valem a pena ser visitados. Chegando na vila de Sintra, no centro histórico não deixe de caminhar pelas ruas estreitas do lugar. O Parque e Palácio de Pena  situam-se a cerca de 4,5 km do centro histórico de Sintra e é o mais completo e belo exemplar da arquitetura portuguesa do Romantismo, a entrada custa 9 euros, é permitido fotografar a parte externa, internamente estão a mostra, relíquias das famílias reais em perfeito estado de conservação e que não podem ser fotogafadas.


Palácio de Pena
O Castelo dos Mouros situa-se a cerca de 3,5 km do centro histórico de Sintra e a entrada custa 5 euros. Para lá chegar, existem indicações a partir do centro histórico para autmóveis, bem como para o percurso pedestre.

Castelo dos Mouros
De volta para Lisboa atravessando a ponte 25 de abril fomos até Almada jantar na casa de nosso amigos Andréa e Carlos que nos receberam juntamente Sr. Carlos e D. Maria e tiveram a delicadeza de preparar uma deliciosa Galinha de Cabidela a moda portuguesa e algumas petiscos incluindo sapateiras ( uma espécie de siri gigante ). Que delícia!!! Na despedida D. Maria nos prestigiou cantando um Fado, foi muito lindo!


De Lisboa a Porto fomos parando em alguns lugares como Óbidos, Batalha e Fátima. Queríamos ter passado em Coimbra para conhecer a terra natal de seis Reis e a capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, fundada em 1290, mas saimos tarde de Lisboa e o tempo não foi suficiente. Com certeza saindo por volta de 8 ou 9 da manhã dá para conhecer tudo sem pressa.
Óbidos é uma vila bem pequena, dá para caminhar numa manhã,  tem uma muralha em volta da cidade que é muito bonita e as ruelas de pedra com os bares medievais são interessantes. Experimentamos a ginginha que é servida numa tacinha de chocolate, muito bom!!!

Óbidos
Em Batalha vale a pena parar no Mosteiro, é lindo! Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2007.
Mosteiro de Batalha
O Santuário de Fátima também é um lugar muito bonito além disso vale a pena conferir a história deste santúario de perto. Tem uma loja de souvenirs bem sortida atrás da capela.
Santuário de Fátima
Finalmente chegamos ao Porto! Patrimônio Mundial pela UNESCO. Incrivelmente maravilhoso! Nosso hotel também estava muito bem localizado e bastante agradável, bem próximo a câmara municipal – Vera Cruz residencial - O site para reserva é o seguinte:
http://www.booking.com/hotel/pt/vera-cruz-residential.

Cais do Porto

Porto também é para andar e andar, tudo é lindo e dá para ser apreciado sem pressa. Chegamos a noite em Porto e foi encatador admirar Vila Nova de Gaia  com suas luzes refletindo no rio e a ilunimação do Mosteiro Nossa Senhora da Serra do Pilar e da ponte D. Luiz, caminhamos pela orla escolhendo dentre os diversos restaurantes aquele que nos agradasse visto que todos são bastante convidativos. 
Na manhã seguinte começamos nosso tour descendo a Avenida dos Aliados apreciando a arquitetura belíssima principalmente da câmara municipal.

Avenida dos Aliados
Fomos em direção ao cais, pelo caminho passamos pela  Torre dos Clérigos, Palácio da Bolsa, Palácio da Justiça com sua enorme praça onde há várias esculturas de mandarins em diversas poses sorridentes.
Praça do Palácio da Justiça
Passamos também pela Igreja das Carmelitas, Catedral da Sé e caminhamos pelas ruelas em torno da Sé descendo em direção ao cais e atravessamos a ponte D. Luiz para Gaia  para visitar as Caves de Vinho do Porto . Existem várias caves que oferecem visitas guiadas com informações sobre a origem e tipos de vinhos do Porto. Fomos na Cave Ferreira, pagamos 4 euros por pessoa e ao final tivemos a degustação de 3 tipos de vinho do porto, Tauny, Ruby e o Lágrima, um vinho do porto branco que não conhecíamos. Na lojinha há bons descontos saindo a garrafa por 8 euros.
Villa Nova de Gaia - vista de Porto

Este percurso de Lisboa até Porto foi feito no período de Natal do dia 20 ao dia 25, tivemos algumas dificuldade pois no período do Natal nada funciona, tudo fica fechado mesmo, tivemos que devolver o carro no dia 24 ás 5 da tarde na maior pressa porque tudo ia fechar. Alguns restaurantes ficam abertos até mais ou menos 8 da noite. No dia 25 nada abre, fizemos mercado um dia antes para não correr o risco de ficar com fome pois nenhum restaurante fica aberto.
Planejamos ir de trem para Madrid no dia 25, até tentamos comprar as passagens usando o site http://www.raileurope.com.br/ mas nesta data não seria possível por causa do feriado, nos restou um ônibus que faz a linha Porto-Madrid da empresa eurolines saindo 20;30 e chegando 6;00, a passagem custa 48 euros e o posto fica na praça da galiza 96 em Porto. Foi uma viagem terrível, o motorista corria muito e o ônibus não tinha conforto algum...eles não deixam usar o banheiro do ônibus, fazem paradas cronometadas para quem quiser usar banheiro ou comprar algo. O pior é que chegamos em Madrid as 4;30 da manhã e a rodoviária estava fechada, ninguém podia permanecer dentro do estabelecimento...foi engraçado e trágico pois fazia um frio enorme e a solução foi ir direto para o hotel tentar fazer o chek-in neste horário. Conseguimos, o recepcionista foi super gentil, nem cobraram esta noite, tivemos sorte de achar vaga também...o hotel foi o Petit Palace Londre  - http://www.booking.com/hotel/es/madrid/londres.pt Ao final do passeios voltamos para Madrid e nos hospedamos por mais dois dias no Hostal ivo -  http://www.booking.com/hotel/es/madrid/hostal-ivor.pt.  Ambos bem localizados e tranquilos, perto de tudo!!

Madrid é super fácil de conhecer andando, parece  que tudo é distante quando você olha o mapa, é puro engano, tudo é perto. Como tinhamos reservado um carro ficamos um pouco perdidos no começo mas logo percebemos que não havia necessidade de carro pois além de estacionamento ser caro difícilmente se encontra uma vaga. Perto deste hotel tem vários estacionamentos, mas todos ficam bastante cheios ao final do dia. Pagávamos em média 25 euros por 24 horas.  Posso afirmar que não ha necessidade de carro para conhecer a cidade. O metrô funciona perfeitamente e liga os principais pontos turísticos da cidade. O ponto de partida para qualquer ponto turístico é a Porta do Sol, quando pegar o mapa localize-se e tudo ficará pertinho para todos os lados.
As principais atrações  em Madrid são:
Puerta del Sol - Uma das praças mais populares de Madri.  A partir daqui é que são medidas todas as distâncias entre Madri e o resto da Espanha. Também é aqui que encontramos a estátua-símbolo da capital espanhola: El Oso y el Madroño, um urso e uma árvore de blueberry (fruta típica na Europa, sem tradução ao português).

El Oso y el Madroño
Plaza Mayor de Madrid, situada no bairro Antiguo, foi construída em 1619, tem vários restaurante por perto. Bem próximo está a Cava de San Miguel. Esta rua fazia parte, junto com a Cava Alta e Cava Baja, do sistema de defesa que envolvia as muralhas da Madrid medieval. As cavas (estreitas covas ou fossos) tinham como finalidade formar uma defesa adicional caso a cidade fosse invadida. Com o tempo perderam a função defensiva, foram mais tarde aterradas e no século 16 transformadas em ruas.

Plaza Mayor
Quando passar por aqui não deixe de visitar o Marcado de San Miguel, lá encontram-se frutas, condimentos, frutos do mar, queijos e outras delícias locais, é o lugal ideal para experimentar diversos tipos de tapas (tira-gostos) acompanhados por geladíssimas cañas (chop de vários tamanhos). É muito bem frequentado e não é barato mas vale a pena devido a qualidade e variedade das especiarias.
Mercado São Miguel
Bem próximo também está o Restaurante Botin, fundado em 1726, o mais antigo restaurante do mundo! Faça sua reserva com antecedência para poder apreciar o melhor Cuchinillo do mundo, um leitão assado no forno a lenha de indescritível sabor servido em porções, como éramos seis, nos foi servido um leitão inteiro que é a maior porção exatamente para seis pessoas e foi o suficiente para ficamos fartos! Lá também são servidos outros pratos da culinária espanhola.

Restaurante Botim - Cuchinillo ao forno
Plaza de Espanha com o belíssimo monumento a Cervantes que fica  próxima a Gran Via que é a principal artéria comercial da cidade ladeada de belos edifícios.
Ao  leste da Puerta del Sol encontra-se o Paseo del Prado, larga via arborizada onde estão os três museus mais famosos da Espanha, Museu do Prado, Centro de Arte Reina Sofia  e o Museu Thyssen-Bornemisza, se informe sobre um passe que dá direito a entrada nesses três museus por € 12.
A Plaza Cibeles fica entre o Paseo del Prado e o Paseo Recoletos, com a sua harmoniosa fonte dedicada à deusa grega da agricultura e fertilidade com mais de  10.000 quilos de mármore branco, no centro da cidade.


Plaza Cibeles
A Porta de Alcalá, na Plaza de La Indepedência, bem no começo da Rua Alcalá, próximo a Plaza Cybeles,  fica  bem em frente ao portão de acesso principal do Parque del Buen Retiro e a duas quadras atrás do Museu do Prado,  é um dos parques mais populares e bonitos de Madri. A entrada é gratuíta. 
Parque Buen Retiro


Porta de Alcalá
Fomos a Plaza de Toros de Las Ventas, mas estava tendo um show circense na arena, então não entramos, mas vale a visita por fora, muito lindo.


Plaza de Toros
Os bares de Madrid são muito bons, as canhãs (cervejas) são servidas sempre bem geladas e acompanhadas de tapas deliciosas. Fomos a vários bares durante os dias que estivemos em Madrid e recomendamos:
Nas cercanias da Plaza de Toros há vários restaurantes que servem o delicioso prato Rabo de Touro, não deixe de saboreá-lo, fomos em um chamado Los Timbales na Rua Cardenal Belluga, 3 que serve também bacalhau, cordeiro e outras carnes, tudo divino! Vale lembrar que tudo é servido com pães e cada unidade é cobrada, algo em torno de 1,30 euros. A porção de rabo de touro é bem servida e custa 16 euros.
Próximo a Plaza Mayor, além do já citado Botin e do Mercado São Miguel, há outros bares conhecidos como cavernas pois realmente são! A Masmorra é um deles, descendo por um calabouço profundo até várias pequenas salas aconchegantes e decoradas com temas medievais num clima bastante agradável. Em frente tem outros vários bares bem frequentados com música espanhola ao vivo e com opções de ambientes em várias profundidades.
A Masmorra
Para quem gosta apreciar diferentes tipos de cervejas num abiente de Pub, vá ao Irish Pub da Calle de Alcalá, entre o Portão de Alcalá e a Praça Cibeles.
El Meson del Jamon é um lugar perfeito para saborear os mais diferentes tipos de sanduiches com os mais diferentes tipos de Jamon, há vários espalhados pela cidade, inclusive na Plaza Mayor e na Plaza del Sol.
Uma sugestão diferente e oriental é o Bankok, cozinha Tailandesa fica na  Calle Bordadores com a Calle Arenal,  bem próximo da Plaza del Sol onde termina a Calle Arenal. 
A partir da Puerta del Sol descendo a calle arenal está o teatro Real de Madrid e ao fundo estão:
O Palácio Real foi planejado especialmente para oferecer representações teatrais à realeza e nobreza da época  . Abre de segunda a sábado das 9h30 às 17h, domingos das 9h às14h, a entrada custa  8 euros.  A Catedral de Almudena fica em frente para o Palácio Real e começou a ser construída em 1883 e só foi terminada um século depois. Abre diariamente das 9h às 20h30, a entrada é gratuita.


Palácio Real
A Plaza del Oriente com as estátuas dos reis espanhóis, que foram originalmente criadas para decorar o telhado do Palácio, o que não aconteceu por serem pesadas demais.
Os Jardins de Sabatini, oferece uma linda vista de outro ângulo do Palácio Real e da cidade, além de ter fontes, esculturas e muito verde.

Plaza Del Oriente
O Campo del Moro  que fica trás do Palácio Real, ótimo lugar para passear, com uma boa vista do prédio real. Aqui os cavalos palacianos se exercitam trotando pela manhã.
Campo del Moro
O Templo de Debod, é um templo egípcio que fica no parque de La montanha, depois do jardin de Sabatini e em frente a Plaza de Espanha.  Foi doado pelo governo egípcio como agradecimento pela ajuda espanhola no salvamento do templo de Abu Simbel.
Templo de Debod
As ruas do centro de Madrid são sempre muito movimentadas por uma variedade imensa de artistas executando as suas performances para o público sempre em troca de alguma gorjeta.
Para quem gosta de ir as compras e passar por lá no período logo após o ano novo, não deixe de ir ao El Corte Inglês, época de rebajas (liquidações), é uma loja de departamento com produtos de grandes marcas por preços realmente imperdíveis, além disso tem desconto ( 10% na época) para o turista, para isto dirija-se ao balcão do turista para fazer um cadastro.

Fizemos um tour interessante pelo Estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, uma sugestão do nosso querido José Lopes, pagamos 15 pesos por pessoa, vale a pena esta visita, começa no museu com toda história do time e seus  grandes campeões até o vestiário. Antes da saída tem uma enorme loja para as compras.
Museu do Real Madrid

Estádio Santiago Bernabéu
Em Portugal e Espanha, em algumas lojas, a partir de um determinado valor, em torno de 60 euros na época, o turista tem direito a receber de volta o valor pago pelo IVA, que é o imposto sobre valor agregado, para isto é preciso pedir ao vendedor além da nota fiscal o formulário apropriado para ser preenchido com seus dados. Ao chegar no aeroporto dirija-se ao balcão onde as notas e o formulário são carimbados. A forma de devolução varia de empresa para empresa, algumas lhe reembolsa no guichê no próprio aeroporto após passar pela polícia federal, outras mandam um cheque via correio ou creditam no seu cartão de crédito.
Em um dos dias que estávamos em Madrid fomos a Toledo, uma cidade medieval maravilhosa e muito bem conservada, com suas ruelas cheias de restaurantes, bares e lojas vendendo artesanato típico como Dom Quixote que é originário desta cidade que é a capital de Castilla-La Mancha.

Toledo
Fomos de carro, foi bastante fácil chegar e tem vários estacionamentos.
Caminhar para conhecer de perto as maravilhas de Toledo é imprescindível, tente começar pela Porta de Bisagra (entrada principal da cidade velha), vá para o "Miradero" para tirar algumas fotos: a visão é um dos melhores da cidade. Procure um posto turístico e pegue o mapa com os pontos mais interessantes pois são muitas ruela e becos, seguindo o mapa ficará mais fácil apreciar tudo num só dia.De Madrid seguimos para Barcelona passando por Zaragoza, a 317 Km,  uma cidade encantadora as margens do rio Ebro onde está a imensa Igreja Nossa Senhora do Pilar, vale muito a pena conhecer seu interior pois há várias naves bastante trabalhadas em estilo Barroco sendo a maior da Espanha neste estilo. Lá estão em exposição duas bombas da segunda guerra mundial que foram lançadas contra a igreja e não explodiram.
Zaragoza - Catedral de Pillar
Não deixe de camihar em volta da igreja em direção ao rio e passear pela bela ponte ladeada por dois leões que oferece uma vista maravilhosa da Igreja.

Seguimos para Barcelona onde chegamos a noite, foram 311 km.
Ficamos no Hotel  Cuatro naciones http://www.booking.com/hotel/es/barcelona/cuatro-naciones.pt. localizado em frente as Ramblas, famosa calçada com lojas, bares e restaurantes que liga a Praça da Catalunha ao Monumento Colon e o Porto onde também há diversos restaurantes e uma atmosfera bastante agradável. Próximo ao Hotel está também a Plaza Real e por trás está o bairro gótico que é simplesmente imperdível pois há diversos bares típicos com inúmeras opções de cardápios da comida catalã, além das maravilhosas tapas servidas acompanhando as cañas ( cerveja).  Ande pelas estreitas vielas medievais do Bairro Gótico até a Catedral e o Museu de Picasso.
Catedral
O imperdível em Barcelona é ir a Praça de Espanha onde tem o Arco do Trinunfo, o Museu da Arte Catalunha e o Centro Olímpico ao fundo e mais a frente tem o Castelo Montjuic que oferece uma vista panorâmica da cidade e do Porto . Reserve um dia inteiro para este passeio.
Arco do Triunfo

Vista para Barcelona de Monjuic
O metrô liga todos os pontos turísticos da cidade, nas Ramblas há algumas estação e com um mapa em mãos não há como errar. Existe um passe que custa 6 euros e vale por 24 horas inclusive o transporte de ônibus a lugares onde o metrô não chega.
A Catedral da Sagrada Família é realmente linda, vale a pena admirá-la de perto havendo a possibilidade de  entrar pagando algo em torno de 12 euros.
Sagrada Família
O parque Guell também é encantador, todo projetado por Gaudi assim como a Sagrada Família, a Casa Battló e Casa Millá ( La Pedrera).
Parque Guell
A Casa Batló e Casa Milla ficam no Paseo de Gracia, uma rua com muitas lojas de grife e bons restaurantes .
La Pedrera
A Noite em Barcelona é bastante agitada, há diversas boates em La Barceloneta.
Passamos o Reveillon lá e comojá sabíamos, não seria como estávamos acostumados no Brasil, as pessoas bebem muito e geralmente os jovens se encontram nas boates depois da meia noite. É proibido sair as ruas com bebida em garrafas e copos de vidro. As opções além das boates são: a Praça da Catalunha que não nos foi recomendada por ficar muito cheia e assistir a iluminação da Torre Agbar que não foi acesa neste ano, o que foi uma decepção para nós e mais uma multidão de turistas que lá estavam aguardando a contagem regressiva, então pegamos o metrô e fomos para La Barceloneta onde nos divertimos bastante.
Fomos visitar o Palácio Real e não tem nada surpreendente, melhor não perder tempo.

De Barcelona fomos para Valência, a 351 Km pela Rota do Mediterrâneo, terceira maior cidade espanhola, Valência é famosa em todo o mundo pela paella. Valência é também o berço de El Cid, lendário herói de Espanha. Nos hospedamos e recomendamos o Hotel Catalonia Excelsiorhttp://www.booking.com/hotel/es/valencia/cataloniaexcelsior.pt. fica bem no centro de tudo que interessa.
Cidade das Ciencias e das Artes
Como saimos cedinho de Barcelona chegamos a tempo de ir à Cidade das Ciencias e das Artes onde fica o Oceanário, é simplesmente imperdível! Não deixe de assistir ao show dos golfinhos que é apresentado algumas vezes por dia.
Oceanário
A noite fomos jantar a tão esperada Paella Valenciana e recomendamos o restaurante Mediterraniart, na Calle del Mar 29. Uma porção individual custou 13 euros.

No dia seguinte fomos conhecer a cidade que é encantadora, caminhamos bastante seguindo os marcos da rota turística nas calçadas e com o mapa que nos foi dado no hotel.
Seguimos viagem em direção a Granada a 511 km passando por Múrcia onde fizemos uma pequena parada para conhecer a Catedral e fazer um pequeno lanche.
Praia de Valência
Antes de seguir viagem fomos conhecer a praia, apesar de ser inverno o clima estava bastante agradável e ficamos encantados com a enorme calçada cheia de restaurantes em frente a praia bastante larga até chegar o mar azul e gelado.

Chegamos em Granada a noite e logo ficamos encantados com o clima da cidade. Por ser uma cidade universitária há uma abundância de bares e restaurantes. Foi fácil chegar ao hotel que estava na principal avenida, o Universal Hotel http://www.booking.com/hotel/es/granada/universal-granada.pt. 
Fizemos o chek-in e fomos logo ao programa mais interessante, percorrer os bares tomando cerveja e saboreando as deliciosas tapas que acompanham gratuitamente a bebida. Os bares são muito agradáveis e ficam concentrados próximo a plaza del Carmen.

Granada
No dia seguinte fomos a Sierra Nevada a 30 km de Granada. Fomos de carro mas há também passeios por agência de viagem e ônibus que faz a linha Granada-Sierra Nevada várias vezes ao dia saindo da estação rodoviária. Como era alta estação estava bastante lotado de esquiadores, parecia que éramos os únicos que não estavam lá para esquiar.

Sierra Nevada
Alugamos as roupas de neve em uma das diversas lojas da vila e enfrentamos uma enorme fila para comprarmos os ingressos de subida no teleférico que custa em torno de 20 euros por pessoa. É uma estação de sky com uma infra-estrutura  realmente muito boa incluindo hotéis, restaurantes, lojas e escolas de sky e snowboard para todas as idades e níveis.

Sierra Nevada
Como não somos esquiadores ficamos apenas apreciando a vista da vila abaixo e as manobras dos esquiadores até que alguém resolveu alugar um par de sky para aventurar-se no levanta e cai de todo iniciante. Foi muito divertido e teve até giro de 360°. O sky pode ser alugado na vila antes de tomar o teleférico ou na estação acima. Alugando o material para esquiar a subida no teleférico é mais barata.

Sierra Nevada
Sierra Nevada - preparativos para o sky
Voltamos para Granada ao final do dia, alguns com o bumbum dolorido de tanta queda...
No dia seguinte fomos a Alhambra, que ao contrário do que se pensa não é apenas um castelo, mas um conjunto de castelos e fortes cada uma mais bonito e mais detalhado que o outro.

Alhambra
O ingresso deve ser comprado com atecedência pois o número de visitantes é muito grande é limitado, è vendido no site www.alhambra-tickets.es  e custa 12 euros . O ingresso pode ser comprado para ir sozinho ou com um grupo com guia que é um pouco mais caro. A visita pode durar o dia todo pois há muito o que ver e vale a pena! A cada palácio ou forte que entrávamos tínhamos que apresentar o ingresso por isso é importante não perdê-lo pois tem um código de barras de controle porque só é permitida a entrada uma única vez em cada complexo. É importante seguir o percusso pelo mapa ou pelas marcações para não correr o risco de sair do conjunto visto que não pode voltar para o mesmo.

A noite fomos conhecer Albacin e Sacromonte, bairros ciganos. A vista de Alhambra iluminado a partir do bairro Albacin é maravilhosa. Em Sacromonte estão as Caves ciganas onde assistimos ao espetáculo de dança cigana.

Show de dança Cigana
Compramos o tour por Alhambra, Albacin e Sacromonte por 46 euros por pessoa, inclui o guia, transfer e entradas.
No dia seguinte fomos caminhar pelo bairro árabe, com diversos restaurantes, bares e teterias (casas de chá decoradas tipicamente). Provamos deliciosos doces acompanhados dos mais variados tipos de chás. O cuscuz marroquino é imperdível assim como os sanduiches árabes como o quebabe,  falafel, tudo divino!

Teteria - casa de chá
A catedral de Granada é imensa, é quase impossível fotografar de perto pois fica rodeada de casas e prédios.  A melhor vista da catedral é de Alhambra.
Vista de Granada do alto deAlhambra
Seguimos viagem logo cedo em direção a Sevilla que fica a 261 km, nos hospedamos no Hotel Vime Corregidor http://www.booking.com/hotel/es/sevilha/vime-corregidor.pt. 
Preparativos para comemorar dia dos Reis
Chegamos em Sevilla no dia 06 de janeiro e não sabíamos que seria comemorado o dia dos Reis como um verdadeiro carnaval, achamos que era um desfile escolar ou algo parecido, somente mais tarde é que nos demos conta de que é uma data bastante festejada na Espanha. Perdemos parte do festejo mas ganhamos a Praça de Espanha quase vazia e ficamos verdadeiramente encantados com a beleza e imensidão da mesma.

Plaza de Espanha
A Catedral com sua Giralda é incrivelmente linda, onde ficam os restos mortais de Cristóvão Colombo. AO lado está o arquivo das Índias e bem próximos as Muralhas de Sevilla. Em frente a catedral ficam carruagens que fazem passeios turísticos.
Catedral de Sevilla
Caminhamos em direção ao rio Guadalquivir onde está a torre D'ouro, de onde partiu Cristóvão Colombo, e seguimos pela orla passando em frente a Praça de Toros onde de abril a novembro ocorrem as touradas e fica aberto a visitação fora deste período.

Torre D'ouro
Mais a frente está a ponte Isabel II onde são colocados cadeados com o nome do casal como forma de garantir uma relação duradoura. Do outro lado do rio está o bairro Triana que é interessante ser visitado a noite com seus diversos bares.

Ponte Isabel II
Bem próximo ao hotel está a Alameda de Hércules com as colunas de Hércules e em torno desta praça tem inúmeros reaturantes e bares com os mais deliciosos pratos e tapas!

Seguimos viagem de volta a Madrid passando por Carmona, uma pequena cidade medieval onde há um Parador ( hotel governamental com valores acessíveis e que geralmente são em castelos medievais como este)  no qual tomamos um delicioso e farto café da manhã.

Algumas dicas:
Nas cidades não é necessário carro, o sistema de transporte público é espetacular em todas elas. Caso tenha alugado carro, as estradas são excelentes sendo que é imprescindível o uso de um GPS, tudo é bem sinalizado e os pedágios não são caros diante da qualidade das rodovias. Os postos de combustível são self-service e todos possuem lanchonetes e lojas de conveniência. A maioria dos carros usa diesel como combustível, cuidado ao abastecer.
Ao estacionar numa rua veja se não há um funcionário público que faz a cobrança como na nossa zona azul ou uma máquina para efetuar o pagamento pelo tempo que ficar estacionado, pois praticamente em todas as ruas se paga.

Em todos os hotéis há mapas disponíveis com os pontos turísticos importantes e estações de metrô ou pontos de ônibus.

Ao sentar em um bar ou restaurante, só chame o garçon quando tiver decidido o que pedir, tanto para beber quanto para comer, pois eles ficam chateados e acham que estão perdendo tempo quando são solicitados antes de decidido o que pedir, principalmente quando alguem troca o pedido, o que geralmente ocorre num grupo grande.

Na maioria do hotéis que ficamos o café da manhã era bem simples e bastante diferente do nosso. Em outros com um café melhor, o mesmo era cobrado a parte.

Procure andar com notas pequenas, pois as notas de 200 e 500 euros geralmente não são aceitas e nem trocadas em qualquer lugar.

Deixe sempre uma cópia do seu passaporte no hotel pois caso perca o seu, esta cópia facilitará a emissão de uma autorização para viagem de volta que é emitida pelo consulado ou embaixada do Brasil, sendo que para isto é necessário estar com um boletim de ocorrência policial.

A carteira de motorista com no máximo 6 meses para vencer é aceita em Portugal e Espanha.

Orçamento para esta viagem: 3000 euros por pessoa, com passagem alimentação, hotel, passeios, transporte, etc...