Ushuaia,Puerto Natales, El Calafate, El Chaten - fevereiro de 2006

Viagem a Ushuaia – Puerto Natales (Torres Del Paine) – El calafate e El Chatén ( Fitz Roy)
Fevereiro de 2006.

Pegamos um vôo de Salvador para São Paulo e depois para -Buenos Aires (Gol linhas aéreas), Buenos Aires para Ushuaia (Austral- companhia regional pertencente a Aerolíneas Argentinas)

Chegando em Ushuaia

Ushuaia

Chegamos a Ushuaia por volta do meio dia onde passamos cinco dias. No aeroporto existe um quiosque com todas as informações turísticas, lista e preço de hospedagens, locadoras de automóveis e bikes, pontos turísticos e os pontos e preços dos transportes para os parques.
Ushuaia é uma cidade linda e aconchegante. Fomos na época do verão, em fevereiro, mesmo assim fazia muito frio e ventava bastante, nada que um bom agasalho não resolva.

Há um centro de informações turísticas no píer, onde você não pode esquecer de pegar os mapas dos parques que irá visitar, onde estão descritas todas as informações de trilhas, grau de dificuldade e tempo de duração.

Ficamos hospedados numa Guest House chamada Hostal Rio Ona, os porprietários são um casal de idosos bastante simpáticos que preparavam nosso café da manhã na cozinha da prórpia casa. Não conseguimos quarto com banheiro privativo mas o banheiro coletivo é bem asseado, a roupa de cama limpa e cheirosa. Não tivemos problemas muito pelo contrário foi uma das melhores hospedagens da viagem.

Hostal Rio Ona

O que fazer:

Não deixe de caminhar pelas ruas da cidade ao final do dia depois de retornar dos passeios pois no verão o sol se põe depois da 21:00 hs.

Ushuaia

Glaciar Martial

Glaciar Martial, praticamente dentro da cidade, cerca de 5 min de carro até a base onde toma-se o teleférico para apreciar a linda vista da cidade ás margens do canal de Beagle. Para quem gosta de aventura não se contente apenas em ficar apenas onde termina o trajeto do teleférico, explore a região pela trilhas que podem te levar até o topo do glaciar. Fomos de taxi até o ponto onde se pega o teleférico para subir, pagamos $14 e a entrada $30 para dois.
Aerosilla - Teleférico

Subida de Teleférico

Trilha para o topo do Glaciar Martial

Glaciar Martial

Parque Nacional Tierra Del Fuego

Peguamos um transporte de alguns dos pontos da cidade que lhe deixará em qualquer ponto que você escolher para inciar sua trilha, assim como para voltar, é só combinar com o motorista. Pagamos $40 pelo transporte e mais $40 para entrar no parque (2 pessoas). Fizemos uma trilha que durou cerca de 6 horas, que se inicia na entrada no parque percorre toda a margem do canal de Beagle e termina em uma excelente cafeteria onde repomos toda energia gasta na caminhada. Há outras trilhas menores que dá para fazer com tranquilidade.

Estacion Del Fin Del Mundo

Neste parque há uma estação do chamado trem do fim do mundo que vc pode tirar fotografias, fazer um passeio pelo bosque, comprar lembranças, tomar chocolate quente etc...
O passeio de trem que dura em torno de 3 horas é incrível, tem calefação e janelões para apreciar a natureza, ele passa por diversos lugares como pelo cemitério de árvores deixado pelos presidiários que trabalharam na construção da ferrovia há muitos anos. Veja infomações  no link Trem del fin del mundo

Passeios pela Ilhas

Os passeios saem do porto diariamente, é fácil encontrar as companhias que fazem o tour pelas ilhas la mesmo. Conhecemos o farol do fim do mundo, colônias de lobos e cormorrones marinhos. Paramos nas Ilhas Bridges onde pudemos caminhar um pouco e saber mais sobre a fauna e flora do lugar.

Piguineria

Para a Piguineria prefirimos o passeio que vai de carro até a estância Harberton e de lá pegamos uma lancha até a piguineria onde  pudemos descer e caminhar entre os pingüins. Existe o passeio que vai direto de barco mas que o turista  não desce para andar entre os pingüins. No caminho passamos para conhecer uma árvore que o forte vento a faz parecer uma bandeira, chamada então de Árbol Bandera.

Lagos Fagnano e Escondido

Não tivemos tempo de apreciar esta atração pois no dia que reservamos para ir estava chovendo muito, mas vi uma fotos lindas e deve ser muito bom o passeio. Mas do avião pude apreciar a beleza e imensidão do Lago Fagnano.

Onde Comer:

Não deixe de comer o cordeiro patagônico que é encontrado em diversos restaurantes da cidade. La Estância foi onde saboreamos esta delícia. Outra iguaria que não deixe de degustar (apesar do preço...) é a centolla (caranguejo gigante de águas frias e profundas).

Centolla

Cordeiro Patagônico - La Estância Restaurante

Punta Arenas para Puerto Natales

Saímos de Uchuaia em direção a Punta Arenas no Chile, de ônibus numa viagem de 12 horas pelo deserto patagônico, passando pela fronteira Argentina – Chile, cruzando também o Estreito de Magalhães de Ferry Boat. Em Punta Arenas o ônibus para num ponto que não é rodoviária onde aparecem centenas de pessoas oferecendo hospedagens populares nem sempre muito confortáveis, apenas básicas para uma noite. No dia seguinte pegamos um ônibus em direção a Puerto Natales.

Chegando a Puerto Natales, porta de entrada para o Parque nacional Torres Del Paine, alugamos um carro e fomos direto para o parque onde nos hospedamos.

Não tínhamos reservado nada, foi um pouco demorado até encontrar um hotel que não são muito baratos. Demos muita sorte de encontrar um que é super bem localizado de onde avistávamos as torres da varanda do nosso quarto, Hotel Tyndall. Pagamos em torno do U$400 por 3 dias que ficamos hospedados e valeu bastante!
Conhecemos o parque todo de carro e assim pudemos escolher também as trilhas que faríamos. Ao entrar no parque vc recebe um mapa com todas as trilhas, localização de hotéis, campings, em fim, tudo que existe dentro do parque.

Optamos no primeiro dia pela trilha que chega à base das torres. Apenas 8 horas de caminhada ida e volta... existem paradas para descanso, campings e tudo é devidamente sinalizado. A subida é um pouco íngreme e chegando ao topo a paisagem é fantástica, venta bastante e faz frio, na maioria das vezes as torres ficam cobertas por nuvens o que nos obriga a aguardar até que elas apareçam novamente. São torres de granito que refletem a luz do sol, é uma das paisagens mais lindas que já vimos!

No dia seguinte fizemos um passeio de catamarã atravessando o lago Pehoe de onde saem trilhas até outros pontos como: o glaciar Grey, glaciar do Francês ou apenas caminhar até avistar as torres por outro ângulo. O catamarã tem horário de retorno, cuidado para não perdê-lo.
No terceiro dia fomos ao lago Grey de onde vc pode avistar o glaciar de mesmo nome e observar os têmpanos( pequenos icebergs) que se desprendem do glaciar e chegam até a margem dos lagos com suas exuberante tonalidades de azul!

Seguimos viagem no dia seguinte de volta para Puerto Natales onde devolvemos o carro e tomamos um ônibus em direção a El Calafate, uma cidadezinha muito agradável, com bastante hotéis, albergues, restaurantes, às margens do lago Argentino. Novamente alugamos um carro e fizemos o seguinte roteiro:

1° dia – Glaciar Perito Moreno – um dos lugares mais lindos que já vimos, inesquecível! Ficar horas a fio diante daquela massa gelada tentando descobrir onde cairá o próximo bloco que provoca um enorme estrondo em contraste com o silêncio que reina no local, faz o coração bater mais forte. Para quem gosta de se aventurar, pode fazer um trekking sobre o glaciar, é vendido no local, tem roupas adequadas e guia.

2° dia – Passeio de catamarã visitando todos os glaciares. Compramos o passeio em uma das agências da cidade, custou $60 o casal. Saímos de ônibus de El Calafate até Punta Bandera que fica a 50km de distância, de onde tomamos o catamarã e navegamos entre os têmpanos até avistar os Glaciares. È muito lindo, este passeio, vale a pena!

3° dia – Fizemos nosso chek-out no hotel e fomos em direção a El Chaten, uma vilazinha de aventureiros que faz parte do mesmo parque, Parque Nacional Los Glaciares. O lugar é encantador, bastante interessante para que adora trekking. Na entrada desta vila tem um posto turístico com todas as informações necessárias para as trilhas. Ficamos hospedados numa pensão bastante simples, bastante limpa com várias que existem por lá, para quem quiser tem resort 5 estrelas...

Optamos pela trilha que chega a base do Fitz Roy, uma caminhada e tanto, cerca de 8 horas ida e volta! Lindooooooo, imperdível!!!
O ideal em qualquer uma destas caminhadas é levar o próprio lanche com bastante líquido e chocolate para fazer seu pique-nique apreciando as incriveis vistas pelo caminho e quando estiver no topo!
Voltamos a El Calafate para tomar o vôo de volta direto para Buenos Aires de onde retornamos para o Brasil.